ANTT propĂ”e parceria com os municĂ­pios de Mafra e Rio Negro para gestĂŁo do transporte pĂșblico

Publicado por Assessoria - 11/02/2011 - 10h45

Segundo dados apresentados pela AgĂȘncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o atendimento da ligação Rio Negro (PR) – Mafra (SC) Ă© atravĂ©s de 8 linhas que transportam cerca de 2 milhĂ”es de passageiros por ano. A demanda foi considerada alta, ficando como a 3ÂȘ maior do Brasil – excetuando BrasĂ­lia.

O transporte urbano de passageiros em Mafra e Rio Negro serĂĄ gerido por um consĂłrcio intermunicipal, com anuĂȘncia dos Estados do ParanĂĄ e Santa Catarina e da AgĂȘncia Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.  Essa foi a proposta dos especialistas da SuperintendĂȘncia dos Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, na Ășltima terça-feira, dia 8 de fevereiro, Ana Patrizia Gonçalves Lira, coordenadora do nĂșcleo tĂ©cnico-jurĂ­dico; Maria Ângela Cavalcanti Oliveira, gerente de regulação e outorga dos serviços e Ricardo Antunes, gerente de projetos.

Estudo

Em audiĂȘncia com o Prefeito Jango Herbst, os tĂ©cnicos da ANTT apresentaram estudo realizado pela Universidade de SĂŁo Paulo nos meses de maio/junho e setembro e outubro do ano passado, junto Ă  linha de ĂŽnibus do Faxinal – que executa serviço tambĂ©m interestadual – da empresa Santa Clara, para quantificar e qualificar a situação atual da demanda e da oferta dos serviços de transporte rodoviĂĄrio interestadual de passageiros a curta distĂąncia.

Mafra e Rio Negro foram as primeiras cidades brasileiras a receberem os tĂ©cnicos, que de posse dos dados apresentaram a proposta de uma gestĂŁo integrada, atravĂ©s de consĂłrcio.  Segundo dados apresentados pela ANTT, o atendimento da ligação Rio Negro (PR) – Mafra (SC) se dĂĄ atravĂ©s de 8 linhas que transportam cerca de 2 milhĂ”es de passageiros por ano. A demanda foi considerada alta, como a 3ÂȘ maior do Brasil – excetuando BrasĂ­lia e as cidades satĂ©lites, razĂŁo pela qual iniciaram as apresentaçÔes por estas cidades. Eles consideram que o projeto apresentado em Mafra, servirĂĄ como um piloto para as demais cidades brasileiras, onde se observa um sistema de transporte interestadual como o local.

Ainda segundo a pesquisa, do total de passageiros que utilizam a linha do Faxinal, que segue para Rio Negro, 72 por cento a utiliza de forma intraestadual, com a maior movimentação sendo interna em Mafra, (cerca de 56%), para uma demanda de 20% interna em Rio Negro. Conforme afirmaçÔes dos tĂ©cnicos da AgĂȘncia, a maioria dos passageiros utilizam o transporte de passageiros para ir ao trabalho (56%) e para a escola (11%).

LicitaçÔes

Por força de decisĂŁo do Tribunal de Contas da UniĂŁo, a ANTT tem prazo atĂ© final deste ano para regularizar as licitaçÔes das concessĂ”es de exploraçÔes de transporte urbano, no caso especĂ­fico das linhas interestaduais, em todo o Brasil. Em Mafra, o municĂ­pio tambĂ©m tem prazo para realizar nova licitação para a concessĂŁo de permissĂŁo para exploração das linhas de transporte coletivo. A proposta de criação de um consĂłrcio entre os municĂ­pios jĂĄ estava praticamente concluĂ­da e deveria ser encaminhada Ă  CĂąmara de Vereadores nos prĂłximos dias, se aprovada pelos Executivos de Mafra e Rio Negro. Segundo o Prefeito JoĂŁo Alfredo Herbst “a proposta da ANTT representa um grande acrĂ©scimo no que estĂĄvamos idealizando. Agora, alĂ©m de integrar os sistemas urbanos, teremos a parceria da AgĂȘncia para agregar a linha do Faxinal, fechando a o transporte em um Ășnico sistema, o que representarĂĄ enorme benefĂ­cio para população”.

Para o Procurador-Geral do MunicĂ­pio, Giovani Acosta da Luz “o importante agora Ă© levar essa proposta ao conhecimento do MinistĂ©rio e do JudiciĂĄrio local, para que com anuĂȘncia e acompanhamento seja possĂ­vel dispormos de um prazo maior para construção de um serviço completo, em um processo inĂ©dito no PaĂ­s”.

No mesmo dia, Ă  tarde, os tĂ©cnicos da AgĂȘncia Nacional de Transportes Terrestres apresentaram o resultado da pesquisa e a proposta tambĂ©m ao Prefeito de Rio Negro.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *