Algumas mudanças de caráter urgente como rotatórias estão previstas para minimizar transtornos na Avenida Presidente Nereu Ramos, bem como otimizar o fluxo de veÃculos na mesma. Obras serão terceirizadas.

O executivo mafrense está elaborando um pré projeto acerca de modificações a serem feitas na avenida Nereu Ramos, uma das principais via do municÃpio, que liga o alto de Mafra a Universidade do Contestado – UnC, e à s duas rodovias que passam pelo municÃpio, a BR 116 e a BR 280.
Este pré-projeto, é do Departamento Técnico de Engenharia em parceria com o Departamento de Trânsito e o Conselho de Trânsito, visando mudanças importantes para a avenida. Este estudo já foi elaborado em 2008, porém somente agora está sendo readaptado e remodelado para a realidade atual do fluxo de trânsito naquela avenida.
Mafra e Rio Negro possuem hoje cerca de 40 mil veÃculos emplacados, durante o dia a avenida até que suporta bem o número de carros que a transitam, mas é no inicio da noite a situação se agrava. Como a avenida liga o centro a UnC, ela é bastante trafegada e sobrecarregada durante os horários de inicio das aulas no perÃodo noturno, tendo em vista que não somente veÃculos das cidades de Mafra e Rio Negro transitam nela, mas também de municÃpios do entorno da região do planalto norte catarinense e Sul paranaense.
Uma das principais mudanças ocorrerá na rua Cassias Pereira, que dá acesso a avenida Presidente Nereu Ramos e é motivo de queixa de muitos moradores da Vila Nova e também da UnC, devido aos corriqueiros acidentes ocorridos na mesma, inclusive com uma morte de um motociclista ocorrida no ano passado.
A alteração principal e de maior urgência seria a de se instalar uma rotatória no acesso a UnC, e o preenchimento asfáltico na rua Cassias Pereira, o que daria uma maior elevação a mesma, dando assim uma melhor visão ao motorista, pois esta, atualmente é muito Ãngreme e dificulta o trânsito de veÃculos, tanto os de passeio como os de maior porte, como ônibus e caminhões. Também seriam removidos os espaços existentes entre os canteiros sendo instaladas algumas rotatórias em toda a extensão da avenida, como na esquina com a rua São José (Herkon) que também tem bastante fluxo de alunos do Colégio Santo Antonio.
Pelo novo projeto quem vem da Cassias Pereira não mais teria acesso direto a UnC, e sim teria que fazer um retorno em uma rotatória próximo ao Posto Mafrense, para então, seguir até o acesso a universidade. Este pré projeto tem ouvido principalmente a Universidade do Contestado e os moradores do Bairro Vila Nova, que utilizam frequentemente a rua Cassias Pereira.
Estas modificações objetivam dar mais segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pela avenida, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, provavelmente em 30 dias o pré projeto entrará em processo licitatório, pois as execuções das obras deverão ser desempenhadas por uma empresa terceirizada.

Rotatória São José e Avenida Nereu Ramos


Mafra devia ter um pessoal mais conpetente para resolver o transito de Mafra.Analisem primeiro depois fazem as obras,nao gastem dinheiro publico atoa.