
O Programa Mafra em Forma, visando oferecer atividades físicas gratuitas à comunidade mafrense está com inscrições abertas para ginástica na Vila Ruthes. As inscrições podem ser feitas no ESF – Equipe de Saúde da Família – do bairro. As sessões de ginástica acontecem duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, das 9h15min às 10h15min, no salão da igreja. As aulas envolvem atividades de força, flexibilidade e trabalho aeróbico.
Caminhada
Outra atividade física proporcionada pelo Mafra em Forma, desta vez para os bairros Jardim América, Restinga e Faxinal é a caminhada orientada. Esta atividade exige um esforço moderado e é acessível à população. Para o coordenador do programa, Daniel Petreça, o ato de caminhar, assim como a ginástica, é um ótimo exercício para o corpo e traz benefícios à saúde. “A caminhada é recomendada especialmente para iniciantes, gestantes e idosos por ser de fácil execução, não exigindo habilidade especial. Além disso, não tem contraindicações em indivíduos assintomáticos e o risco de lesões articulares é muito baixo”, explicou.
Os grupos de caminhada se encontram uma vez por semana, todos com saída em frente aos postos de saúde de cada bairro, onde também podem ser feitas as inscrições, que são gratuitas.
Tanto a ginástica quanto a caminhada contam com um estagiário em Educação Física que realiza atividades de alongamentos antes e após o exercício físico e orienta a todos os participantes sobre a forma correta da prática.
Confira a tabela abaixo com os dias e horários para a caminhada:
| BAIRRO | DIA DA SEMANA | HORÁRIO |
| Jardim América | Terça-feira | Saída às 08h |
| Restinga | Terça-feira | Saída às 14h |
| Faxinal | Quinta-feira | Saída às 08h |
Informações pelo telefone 3641-5209 ou no site www.mafraemforma.com.br
