
A comunidade escolar do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro está em festa.
Em 1912, o então Grupo Escolar “Barão de Antonina”, iniciou suas atividades.
O Colégio Estadual Barão de Antonina – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional (atual denominação do estabelecimento), resultou da fusão do Grupo Escolar “Barão de Antonina”, da Escola Normal Colegial Estadual “Margarida Kirchner”, criada em 1958 e do Colégio Comercial Estadual “Professor José Gribosi”, criado em 1959.
Em 1977, houve a reorganização pelo Decreto nº 2785 de 04/01/77 e a fusão propriamente dita em 1983. Recebeu a denominação Colégio “Barão de Antonina”, em homenagem a João da Silva Machado, o “Barão de Antonina”, fundador da cidade de Rio Negro.
Pela Direção Geral responde o professor Alessandro Cristian von Linsingen e pela Direção Auxiliar a professora Luciana Souza Sguerre.
Atualmente o Colégio conta com uma Equipe de Apoio / Técnico Pedagógico de 28 funcionários e 65 professores, funcionando nos turnos manhã, tarde e noite.
Disponibiliza matrícula para alunos do Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª séries) e Ensino Médio, incluindo o curso de Formação de Docentes, nas modalidades, Integrado e com Aproveitamento de Estudos e também os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Informática, nas modalidades, Integrado e Subsequente. Oferece também o curso de língua espanhola (CELEM). Estão matriculados pelo atual momento referencial 884 alunos.
Uma escola é mais que um edifício, uma construção…
Uma escola é um sonho, uma luta…. A busca de realização dos ideais nos quais acreditamos.
Parabéns a todos que ajudaram a construir essa caminhada de 99 anos de história, alunos, professores, funcionários, comunidade.

Barão - 1912

Grupo escolar Barão de Antonina em 1940

Barão - Década de 40 até o início dos anos 1990
Fotos: Acervo / Maria da Glória Foohs

Caramba, estudei lá em 1958/59, morava então na vila militar do 2º Batalhão Ferroviário em Rio Negro, meu pai servia lá como Ten.Coronel. Tenho saudades sim e muita vontade de rever meu colégio, o diretor era o professor Kinze ou Quinze…não sei com escrevia…
É muito bom estar comemorando mais um ano de história do Barão. Minha mãe estudou lá, e eu sou aluna de lá há 7 anos. Parabéns Barão!
Esse é o colégio onde eu estudei muito tempo… isso se pode chamar de INSTITUIÇÂO DE ENSINO… foi ai que eu aprendi a minha profissão… tenho orgulho de ter feito parte da turma que reabriu o curso de magistério em 2006 e se formou em 2009…mas orgulho ainda é ser EX_ALUNA do colégio estadual Barão de Antonina!!…Só quem foi ou é aluno sabe o que é o BARÂO!! MUITA SAUDADE!!! ( exelente Matréria)