A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, através da Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação em conjunto com a COHAB/SC, realizou nesta segunda-feira (13), no Salão Nobre do Barão de Antonina em Mafra, com a participação do secretário de Estado Regional, Wellington Roberto Bielecki, a reunião regional para debater o Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS).
A reunião do PCHIS contou ainda com a participação de representantes dos sete municípios que integram a 25ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, bem como as representações da Amplanorte e Amunesc, e teve por objetivo definir metas e ações no setor habitacional, abrangendo todo o território catarinense, pelo prazo de 15 anos.
O plano visa promover a garantia do direito de moradia digna e cidades sustentáveis a todos os cidadãos do Estado, respeitando as particularidades culturais de cada região e preservando a qualidade do meio ambiente. Em 2006, a Demacamp Consultoria, realizou um diagnóstico do setor habitacional de cada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, o qual apresentou uma caracterização de cada uma delas respeitando seus traços característicos e as informações levantadas pela Cohab/SC.
Durante a explanação inicial, a assessora jurídica da Demacamp Consultoria, Mariana Levy, enfatizou a importância do encontro como sendo a 3ª etapa para confecção do Plano Catarinense de Habitação.
Segundo ela, o encontro objetivou a troca de informações para análise das necessidades com prioridade, em termos de habitação, dos municípios que integram a 25ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, levando em consideração dados levantados anteriormente nas etapas iniciais.
De acordo com a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Teresinha Maria Schmitt, a reunião foi muito produtiva e uma solicitação constante, relatada pelos participantes, foi a regularização fundiária em nível de Estado. “Fiquei feliz com a participação maciça dos municípios, o que foi importante para o andamento do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social”, agradeceu a gerente.
Para o secretário de Estado, Wellington Roberto Bielecki, o Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social é um importante programa incentivado pelo governo Raimundo Colombo e Pinho Moreira, em parceria com a COHAB/SC para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo ele, a reunião foi importante, pois considerou a realidade regional e mostrou o cuidado em preservar a identidade de cada município e busca suas prioridades.
