
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra, por meio da Gerência de Habitação, Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Amplanorte, reuniu na última quinta-feira (22), em Mafra, cerca de 200 pessoas.
O público, na maioria formado por jovens, participou da reunião ampliada da 1ª Conferência Regional de Juventude com o tema: “Estado Forte, Juventude Presente”. Um dos objetivos do encontro foi nominar os delegados para a 2ª Conferência Estadual da Juventude.
O secretário de Estado Regional, Wellington Bielecki, fez a abertura do evento e destacou a importância do encontro na definição das propostas, levando em consideração as prioridades elencadas pelos jovens. “Este momento é de reflexão, hora de definir as metas e os objetivos a serem alcançados”, disse Bielecki, após contar uma fábula de um sábio que criava estratégias inteligentes para sair na frente do oponente, em uma disputa que envolvia força, entretanto, o que contou para a vitória foi a estratégia utilizada pelo sábio.
Após o pronunciamento do secretário, o tesoureiro geral do Conselho da Juventude do Paraná, Daniel da Costa Gaspar iniciou a palestra motivacional. Na seqüência iniciou-se os trabalhos de grupo por eixo temático de discussão, sendo tratados os assuntos: trabalho e renda; educação; vida saudável e política sobre drogas; cultura e lazer; comunicação; segurança; sexualidade; direito ao território; respeito às diferenças; direito de se associar e diálogo com o Governo.
A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Teresinha Maria Schimitt, conduziu a formação dos grupos, juntamente com a Assistente Social da Amplanorte Maike Scheila Tschoeke Steidel e no término das oficinas, organizaram a plenária para compor os delegados que irão representar os sete municípios da SDR Mafra na 2ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em Florianópolis nos dias 4,5 e 6 de novembro.
