
Aconteceu na última noite de 29 de setembro, o VIII Monilepe, encontro anual dos Monitores de Trilhas do Parque São Luís de Tolosa e comunidade. Durante o evento foram apresentadas as atividades do grupo, e uma palestra onde os próprios monitores falaram sobre a História e a Conservação do Parque, enfatizando as pesquisas realizadas desde os tempos em que os padres franciscanos ocupavam o local, até a atualidade.
O grupo que organizou o Monilepe é formado pelos jovens monitores: Jaisson Kotelak Rosa, Rosmara de Freitas Terres, Roberto Ribas Coelho Junior, Allan Batista da Cruz, Rubia Larissa Vaz, Thyago de Lima, Wesley Becker, Leonardo Nentwig, Daiane Pires dos Santos.
Durante o evento foram apresentados cinco novos monitores à comunidade: Aleff Vicente de Andrade, Ariel Juhny Duarte, Julia Ruthes Prohmann, Yeda Valéria Ruthes Prohmann (Colégio Caetano Munhoz da Rocha); Kelly Cristine Debacco Hamann (Colégio Barão de Antonina de Rio Negro).
Na ocasião, foram homenageados com a tradicional Menção Honrosa “Frei Gregório Jhonscher”, por relevantes trabalhos voluntários em prol da conservação da natureza, os monitores: Diego de Lima, Rosmara de Freitas Terres e Thyago de Lima.
O prefeito Alceu Ricardo Swarowski encerrou o evento com sua mensagem conservacionista dedicada aos monitores.
O grupo de monitores de trilhas atua no Parque São Luís de Tolosa realizando atividades de interpretação da natureza. O objetivo do programa é desenvolver nesses jovens não só o amor e as ações corretas com o ambiente, mas também o exercício da cidadania.
