Açúcar: amigo ou vilão?

Por GB Edições - 22/07/2015
Açúcar faz bem para o organismo, mas na dose certa. Se o café vier acompanhado de uma apetitosa fatia de bolo, prefira ingerir a bebida pura, sem açúcar ou adoçante / GB Imagem
Açúcar faz bem para o organismo, mas na dose certa. Se o café vier acompanhado de uma apetitosa fatia de bolo, prefira ingerir a bebida pura, sem açúcar ou adoçante / GB Imagem

Quando o assunto é beleza, logo vem à mente os cosméticos e procedimentos estéticos, quase nunca se lembra de que o corpo reflete o que ingerimos. Assim, quem busca a beleza não pode negligenciar a alimentação.  É bom lembrar mais uma vez que a beleza do corpo também depende da saúde do organismo.

Muito se tem falado do açúcar refinado e de como ele faria mal à saúde. Ele é temido principalmente pelas pessoas que lutam contra aqueles quilinhos a mais.

Especialistas explicam que o açúcar é essencial para o bom funcionamento do organismo, o que faz mal é o consumo excessivo e isso não somente no caso do açúcar, mas de qualquer outro alimento. Claro que no caso de algumas doenças, o açúcar é mesmo proibido na dieta.

Os especialistas em Nutrição enfatizam que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, ou seja, no refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto com boa aparência, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio.

Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Interessante saber algumas coisas sobre o açúcar disponível no mercado. O açúcar cristal possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais.

Entre os vários tipos de açúcar disponível no mercado, o açúcar de coco aparece como alternativa mais natural na hora de adoçar as bebidas ou sobremesas. Ele apresenta coloração mais escura do que o açúcar refinado / GB Imagem
Entre os vários tipos de açúcar disponível no mercado, o açúcar de coco aparece como alternativa mais natural na hora de adoçar as bebidas ou sobremesas. Ele apresenta coloração mais escura do que o açúcar refinado / GB Imagem

O açúcar refinado é o açúcar branco mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto com aparência clara e uniforme. O açúcar branco é usado em quase todas as sobremesas e bebidas, inclusive no cafezinho de todas as horas. O açúcar de confeiteiro tem grãos delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Antes de ir para o pacotinho, o açúcar recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados. O açúcar de confeiteiro é muito usado para decorar biscoitos e tortas.

Já o açúcar orgânico, desde o plantio à industrialização, este açúcar não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares mais comuns nas prateleiras dos supermercados.

O açúcar light é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso, quem consome um cafezinho adoçado com açúcar light consome menos calorias. Porém, outras receitas devem ser adaptadas antes de usá-lo.

O açúcar mascavo tem cor caramelo e o sabor lembra a rapadura. A sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva alguns nutrientes, tais como ferro e cálcio. E tem ainda o açúcar demerara que passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico.

A novidade fica por conta do açúcar de coco, ele tem coloração mais escura e é extraído do fluido das flores da palma de coco. Os cristais se dissolvem facilmente e dão sabor agradável e doce a todas as receitas. Consta que é mais nutritivo do que os conhecidos adoçantes e fornece potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas.

Em contrapartida do açúcar, existem os adoçantes. Uma das formulações mais recentes é a sucralose, um composto derivado da cana de açúcar que tem sido considerada melhor alternativa do que os outros que existem no mercado há mais tempo, no entanto neste caso também é preciso ter cuidado com a ingestão em demasia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Procurar sempre opções naturais de alimentação é a melhor alternativa. Substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo ou açúcar demerara é uma alternativa mais saudável e não consumir em excesso traz benefícios à saúde tendo em vista os nutrientes que estes contem. Tudo é uma questão de acostumar o paladar e se livrar daquela compulsão por açúcar refinado.

Que tal tomar o cafezinho sem açúcar?

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.