As tarefas domésticas são aliadas da boa forma

Executar os trabalhos de limpeza e manutenção do lar ajuda a queimar calorias e esticar a musculatura

Por GB Edições - 20/04/2016
Limpar os azulejos promove alongamento os músculos e queima calorias. Somente é preciso manter a postura correta; mantenha as costas eretas e as pernas ligeiramente afastadas / GB Imagem
Limpar os azulejos promove alongamento os músculos e queima calorias. Somente é preciso manter a postura correta; mantenha as costas eretas e as pernas ligeiramente afastadas / GB Imagem

Ninguém ignora que o brasileiro vive tempos de repensar os gastos mensais já faz algum tempo. E seguindo nesta linha, é fato também que nem sempre o orçamento doméstico está conseguindo suportar a preciosa colaboração de ajudantes nas tarefas do lar. Dessa forma, as famílias estão se mobilizando para dar conta do trabalho fora de casa e das atividades para a boa e saudável manutenção do lar. Conciliar tudo isso exige boa vontade e bom humor. Por quê?

Vamos entender a situação; de um modo geral, todo mundo trabalha muito e se estressa mais ainda; alimenta-se de maneira inadequada e o resultado de tudo isso é corpo cansado, falta de ânimo e insatisfação com a própria silhueta. O resultado é que, estando em casa, quase sempre não se tem vontade de fazer nada, a não ser “largar-se no sofá”. A arrumação da casa torna-se um enorme fardo. No entanto, a “boa notícia” é que o ato de limpar, lavar e espanar é um poderoso aliando para perder calorias e exercitar os músculos. Agora você começou a enxergar as tarefas domésticas com outros olhos, não é mesmo? Você tem uma academia gratuita dentro e casa e não sabia!

De que modo à faxina poderia ajudar a melhorar a autoestima, por exemplo? Bom, melhora a autoestima porque faz você gastar a energia acumulada e isso vai refletir na silhueta, quer coisa melhor?

O gesto de abaixar e levantar para pegar objetos exercita vários músculos ao mesmo tempo, principalmente dos membros inferiores, mas faça estes movimentos sempre com os joelhos flexionados para não afetar a coluna. Bom exercício é colocar e retirar os utensílios da máquina de lavar louças, por exemplo. Lembrando que comprovadamente a máquina de lavar gasta menos água do que a lavagem normal na pia.

Os especialistas garantem que você perde cerca de 170 calorias quando varre o chão. O movimento executado fortalece os músculos do peito, costas, ombros, braços, abdome, coxas e pernas. Neste caso também é preciso ter cuidado com a postura mantendo sempre os joelhos ligeiramente flexionados.

Braços durinhos podem ser conseguidos esfregando roupa no tanque. O ideal é fazer isso durante 15 minutos, esfregando durante 2 minutos, com intervalos de 30 a 60 segundos; exercita os ombros, bíceps, tríceps e antebraços.

Preste atenção quando torcer roupas. Faça isso com os braços bem junto ao corpo e esticados para frente. É bom para os músculos peitorais. Para completar, estenda a roupa no varal, você aproveita para alongar a musculatura do ombro.

Bom para os braços também é passar roupa. Preste atenção na altura da tábua de passar, esta deve estar confortável e possibilitar que as costas fiquem eretas. Este tipo de trabalho usa basicamente a musculatura dos braços.

Quando for tirar o pó dos móveis, mantenha os quadris encaixados e aproveite para fazer movimentos rotativos com a cintura, pois eles estimularão a musculatura abdominal.

Subir e descer escadas estimula bumbum e pernas. Se você mora num prédio, aproveite e aposente o elevador; sempre que possível use as escadas. Se na sua casa tem escadas, melhor ainda, use-as a seu favor ao invés de reclamar que tem de subir ou descer para pegar alguma coisa ou se tem que limpar os degraus e corrimão.

Cozinhar é um dos exercícios mais completos que existem. Praticamente todos os músculos são estimulados andando pela cozinha, pegando coisas, abaixando-se para espiar o forno ou lavando a louça.

Nem sempre é agradável ir às compras no supermercado. Faça desta tarefa outra aliada de sua silhueta. Antes de sair de casa, “forre o estômago”, pois nada pior do que fazer compras com fome. Faça uma lista de compras. Quando chegar ao supermercado, não tenha pressa de percorrer os corredores, olhe os produtos com calma, compare preços e marcas. No final, terá perdido boas calorias e ainda fortalecido suas pernas com a caminhada.

Falando em caminhada, chegamos ao ponto mais recomendado por todos os endocrinologistas e nutricionistas: caminhar.

Se você tem preguiça, use o seu cão como incentivador. Coloque-o numa coleira apropriada e saiam os dois pela rua. Se vocês não estão acostumados a isso, comece andando pelos arredores de sua casa e gradativamente aumente o tempo do passeio, sempre de olho no seu pet para que ele não se canse além do que pode. Em pouco tempo, você vai notar o bem enorme que isso fará ao seu humor e à sua silhueta.

Finalmente, nada mais relaxante do que cultivar um jardim. Não importa o tamanho do quintal, se mora em apartamento ache um cantinho e plante um jardim em vasos que também podem ficar suspensos, presos ao teto. Misture flores, temperos e chás. É essencial que você reserve um tempo na semana para cuidar de suas plantas e aproveite esta trégua para ligar-se à natureza, para ligar-se a Deus, o criador de tudo.

Em tempos de racionamento, a máquina de lavar louças gasta menos água do que a lavagem na pia. E mais, colocar e retirar os utensílios exercitam os músculos do braços e peitorais / GB Imagem
Em tempos de racionamento, a máquina de lavar louças gasta menos água do que a lavagem na pia. E mais, colocar e retirar os utensílios exercitam os músculos do braços e peitorais / GB Imagem
- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.