Bonita e feliz em qualquer idade

Aceitar que a velhice é um processo natural é o primeiro passo para manter a autoestima em qualquer idade

Por GB Edições - 02/02/2015
Manter-se sempre antenada é o caminho para enfrentar a fase da velhice com alegria e bom humor. Acompanhar os avanços tecnológicos, informar-se e exercitar os neurônios é o caminho / GB Imagem
Manter-se sempre antenada é o caminho para enfrentar a fase da velhice com alegria e bom humor. Acompanhar os avanços tecnológicos, informar-se e exercitar os neurônios é o caminho / GB Imagem

Embora esse comportamento tenha mudado bastante, é mais comum do que se pensa a mulher ir perdendo a vaidade à medida que envelhece. Um dos motivos poderia ser a acentuada queda na produção dos hormônios femininos e as mudanças que isso provoca no organismo e na aparência, o que leva a queda também da autoestima.

Outro comportamento quase que padrão é a mulher começar a pensar na prevenção à velhice só quando ela chega. Bom, livrar-se da velhice nenhum ser humano conseguirá porque trata-se de um processo natural da vida, mas o que se pretende dizer é que se pode envelhecer com saúde, beleza e boa qualidade de vida. O primeiro passo é aceitar que o envelhecimento acontecerá, sorrir diante do maravilhoso mistério que é a vida, ser grato a Deus por tudo que te aconteceu e ficar atenta ao que você mesmo pode fazer para envelhecer com saúde e manter a alma eternamente jovem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério da Saúde recomenda que se visite o médico pelo menos uma vez por ano para prevenir, identificar e combater as doenças no início, facilitando o tratamento e a proteção da saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de “procurar doenças” e sim de fazer um levantamento das condições da pessoa, de modo que ela possa corrigir qualquer problema ainda no início ou mudar seus hábitos de vida para garantir mais saúde na Terceira Idade, sabiamente chamada também de “Melhor Idade”.
O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. Quase tudo que somos fisicamente é resultado do que comemos. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, água e fibras. Assim, ao pensar em dieta, pense em que só a variedade pode garantir esse equilíbrio. O abuso de qualquer tipo de alimento em detrimento dos outros pode trazer prejuízos.

Veja as regras de ouro para todas as idades: evite frituras, comidas e bebidas industrializadas, gorduras de origem animal e excesso de sal ou açúcar. Frutas, verduras e legumes variados e água são bem-vindos em grande quantidade. Prefira os cortes magros da carne de boi e a carne de peixes e aves. Não passe fome: faça seis refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar mais reforçados, e três pequenos lanches entre eles.

Os rituais de higiene e beleza não podem ser negligenciados em nenhuma fase da vida. Na Terceira Idade ocorrem mudanças na textura da pele e das unhas, por isso usar hidratantes e manicure são essenciais / GB Imagem
Os rituais de higiene e beleza não podem ser negligenciados em nenhuma fase da vida. Na Terceira Idade ocorrem mudanças na textura da pele e das unhas, por isso usar hidratantes e manicure são essenciais / GB Imagem

Não se deixe seduzir por modismos, pela dieta que o médico prescreveu para a sua vizinha ou por essa ou aquela pesquisa, reportagem ou artigo: não há milagres para se reduzir ou manter o peso. Apenas a mudança de hábitos, produzida com muito esforço, disciplina e persistência é capaz de proporcionar equilíbrio nutricional e saúde.

O cuidado para não cair começa aos 40. Com a idade, as quedas vão se tornando potencialmente mais danosas; comece agora a mudar seus hábitos e pense no que pode ser melhorado nos ambientes onde você mora e trabalha.

Cuidado com a escolha dos sapatos: prefira os mais confortáveis, sem salto e com solados aderentes ao piso.

Evite usar tapetes confeccionados em materiais lisos e escorregadios nos pisos, ou ceras e polimento. Desníveis ou degraus são indesejáveis e, nas calçadas, cuidado redobrado.

Banheiros, áreas de serviço e cozinhas, em que o chão costuma ser liso e ficar molhado, devem ter tapetes de borracha antiderrapantes. Remova, para sempre, aquele tapete ao lado da sua cama.

E como se manter elegante? Fique antenada nas dicas de moda. Opte por modelos que lhe confiram jovialidade e que traduzam a sua alegria de viver. Não tenha receio de se expor na praia, não tenha vergonha das marcas que a vida deixou em seu corpo. Lembrando que existem tratamentos estéticos que melhoram muito a celulite, flacidez e estrias.

No cabeleireiro, opte por cortes de cabelo modernos, se preferir use coloração nos fios, mas você também pode assumir os fios brancos sem problemas. Faça as suas escolhas que lhe farão felizes e contentes consigo mesma.

Não negligencie a manicure e pedicure. É comum o ressecamento da pele dos pés, por isso use hidratantes especiais para esta área do corpo. Assim como hidratante no corpo todo.

Para o rosto, use cremes nutritivos à noite. Durante o dia, não se esqueça do protetor solar e use maquiagem. Existem bases maravilhosas que dão um aspecto ótimo à pele.

Acima de tudo, olhe-se no espelho e tenha orgulho da imagem que ele reflete.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.