Como fazer da velhice a melhor idade

É possível manter a beleza em todas as fases da vida, inclusive na velhice

Por GB Edições - 25/02/2016
Praticar atividade física é fundamental. Respeitando os limites individuais, é possível ganhar muito em qualidade de vida e bem-estar quando se coloca o corpo em movimento / GB Imagem
Praticar atividade física é fundamental. Respeitando os limites individuais, é possível ganhar muito em qualidade de vida e bem-estar quando se coloca o corpo em movimento / GB Imagem

Há quem diga que “envelhece quem quer”, mesmo que os sessenta ou setenta anos já estejam batendo à porta. Isto tem base nos resultados de algumas pesquisas apontando que o estilo de vida de cada um é quem determina o envelhecimento.

Começando do começo, é essencial que se pense na velhice enquanto se é jovem. O que isso quer dizer? É simples, para se envelhecer bem é preciso entender e aceitar que o envelhecimento faz parte do processo da vida. Só envelhece quem vive. E isso tem grande valor.

Preparar-se para cada fase da vida é o segredo da felicidade e talvez até da longevidade.

Os exames de saúde periódicos são importantes aliados da boa saúde em qualquer idade. Mexer o corpo é outro passo importante. Cada um dentro do seu limite e do seu estilo de vida deve praticar atividade física, não importa se você tem nove ou noventa anos. Sempre é tempo de começar.

E falando em estilo de vida e atividade física, tem sido cada vez maior a frequência de idosos em clínicas de fisioterapia, mas não para tratar de lesões e sim em busca de programas de atividades físicas e cognitivas individuais e com a supervisão de fisioterapeuta. Assim como também aumentou a demanda de “aulas de fisioterapia” domiciliares. Importantes iniciativas para manter terceira idade em movimento e ainda oportunidade de convivência com outras pessoas, de fazer novas amizades e trocar afetos.

É unanime a opinião de que quanto mais sedentário, maiores serão as dificuldades com o avanço da idade.

Para manter-se bonita e bonito na terceira idade, além de exercícios, protetor solar e cremes anti-idade, é fazer de sua casa o melhor lugar do mundo e para isso ela precisa ser um ambiente seguro.

Cuidado com tapetes e fios elétricos e use iluminação adequada em todos os cômodos. Telefones devem ser instalados no quarto e na sala para facilitar o atendimento.

Administrar os ganhos fixos é crucial para manter-se longe das dívidas. Invista em você, na sua saúde e bem-estar.

Os reflexos tendem a diminuir com a idade, e o uso dos transportes públicos pode ser uma boa opção, ao invés de você dirigir o seu carro.

Preste atenção à sua alimentação. Prefira alimentos com baixos teores de gordura e colesterol em todas as refeições. Dê preferência para frutas e legumes que não precisam de cozimento.

É fundamental manter o bom humor e viver cercado de pessoas, preferencialmente algumas mais jovens. Fazer amizades, conversar e trocar afetos são aspectos importantes também na terceira idade / GB Imagem
É fundamental manter o bom humor e viver cercado de pessoas, preferencialmente algumas mais jovens. Fazer amizades, conversar e trocar afetos são aspectos importantes também na terceira idade / GB Imagem

A mente também deve ser exercitada através de atividades lúdicas como palavras cruzadas, jogos de mesa (xadrez, damas), leituras e a Internet ou ainda uma Faculdade da Terceira Idade. Manter a atividade sexual pode ser estimulante e de grande ajuda para melhorar a autoestima.

Misture-se com pessoas de outras idades. A troca de experiências pode ser valiosa para aceitar as transformações que ocorrem na sociedade e no comportamento humano.

Os check-ups podem prevenir surpresas. Prestar atenção em sinais como doenças que demoram a ser curadas, falta de ar, dor de cabeça e mudanças na pele do rosto e outras partes do corpo que ficam expostas ao sol.

Remédio é remédio, não importa a origem. Vitaminas e demais fórmulas “naturais” devem ser tomadas com prescrição médica, quando fundamentadas em pesquisas com valor científico.

O riso é o melhor remédio. Pessoas nervosas e deprimidas estão mais propensas a adoecer, além de demorar mais tempo para a recuperação.

Enfim, a velhice pode ser a “melhor idade”.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.