Cuide da postura ao usar o celular

Por Assessoria - 21/01/2019

As facilidades de comunica√ß√£o e informa√ß√£o trazidas pelas tecnologias dos celulares tamb√©m trazem v√°rias preocupa√ß√Ķes em rela√ß√£o √† sa√ļde. A postura inadequada √© um dos problemas apontados por especialistas, j√° que ao digitar, normalmente, a pessoa abaixa a cabe√ßa e tensiona os ombros e bra√ßos, o que causa dor e, muitas vezes, sensa√ß√£o de formigamento.

Segundo o m√©dico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, o n√ļmero de pessoas com problemas de coluna, principalmente das v√©rtebras cervicais, vem aumentando em fun√ß√£o do uso excessivo do celular com postura inadequada. ‚ÄúA inclina√ß√£o constante da cabe√ßa por longos per√≠odos afeta, principalmente, as primeiras v√©rtebras da coluna cervical, o que pode gerar dor de cabe√ßa, dor nas costas e no pesco√ßo. Al√©m do desconforto causado pelas dores, existe ainda o risco de les√Ķes mais graves, como artrose‚ÄĚ, alerta.

Como forma de prevenção, a principal recomendação de Reichmann é reduzir na medida do possível o uso do celular. Outros cuidados também são importantes, entre eles, elevar o aparelho para que o centro da tela para que permaneça na altura dos olhos, o que evita que a cabeça abaixe significativamente. Além disso, Reichmann orienta apoiar braços e antebraços para que não fiquem sobrecarregados.

A pr√°tica de exerc√≠cios de fortalecimento dos m√ļsculos √© outra medida fundamental para evitar ou minimizar problemas ortop√©dicos causados pelo excesso de uso do celular.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENT√ĀRIO

Por favor, digite o seu coment√°rio.
Por favor, informe o seu nome.