Cuide da postura ao usar o celular

Por Assessoria - 21/01/2019

As facilidades de comunicação e informação trazidas pelas tecnologias dos celulares também trazem várias preocupações em relação à saúde. A postura inadequada é um dos problemas apontados por especialistas, já que ao digitar, normalmente, a pessoa abaixa a cabeça e tensiona os ombros e braços, o que causa dor e, muitas vezes, sensação de formigamento.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, o número de pessoas com problemas de coluna, principalmente das vértebras cervicais, vem aumentando em função do uso excessivo do celular com postura inadequada. “A inclinação constante da cabeça por longos períodos afeta, principalmente, as primeiras vértebras da coluna cervical, o que pode gerar dor de cabeça, dor nas costas e no pescoço. Além do desconforto causado pelas dores, existe ainda o risco de lesões mais graves, como artrose”, alerta.

Como forma de prevenção, a principal recomendação de Reichmann é reduzir na medida do possível o uso do celular. Outros cuidados também são importantes, entre eles, elevar o aparelho para que o centro da tela para que permaneça na altura dos olhos, o que evita que a cabeça abaixe significativamente. Além disso, Reichmann orienta apoiar braços e antebraços para que não fiquem sobrecarregados.

A prática de exercícios de fortalecimento dos músculos é outra medida fundamental para evitar ou minimizar problemas ortopédicos causados pelo excesso de uso do celular.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.