Livrar-se das calorias extras é mais fácil do que parece

Por GB Edições - 02/06/2015
A ingestão de água ajuda no processo de emagrecimento; promove saciedade, facilita o trânsito intestinal. Os adultos que exercem atividades leves o ideal é ingerir, no mínimo, dois litros ao dia / GB Imagem
A ingestão de água ajuda no processo de emagrecimento; promove saciedade, facilita o trânsito intestinal. Os adultos que exercem atividades leves o ideal é ingerir, no mínimo, dois litros ao dia / GB Imagem

Emagrecer e ter o corpo perfeito é sonho de homens e mulheres. É quase que impossível encontrar alguém que diga sinceramente que está feliz com o seu corpo do jeito que é, do jeito que a natureza programou.

Emagrecer é a palavra de ordem. Os atores e atrizes aparecem na tela praticamente esqueléticos, alguns até perderam um pouco da bela expressão que tinham por conta da magreza do rosto. É uma verdadeira ditadura.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

Na busca do corpo ideal, algumas pessoas perdem o bom senso e se valem de qualquer coisa para perder peso. Dietas e medicamentos milagrosos não faltam. E muitos mitos também cercam a perda de peso. A obesidade é uma doença que precisa ser prevenida e combatida, mas o problema é quando perder peso vira obsessão.

Segundo os especialistas, muitos acabam colocando a saúde em risco por acreditar em dietas milagrosas ou por não seguir as recomendações do seu médico e cortar por conta própria refeições e nutrientes importantes para a manutenção da saúde, quando não basta se atentar ao que é colocado no prato. As pessoas devem lembrar que uma reeducação alimentar complementada com a prática de uma atividade física regular ajuda não somente no controle do peso, como também na manutenção de toda a saúde.

Veja algumas dicas nesta história de perder peso. Há quem diga que reduzir as calorias ingeridas é o suficiente para perder peso, no entanto para o emagrecimento ser saudável é fundamental aliar atividades físicas regulares garantindo que o corpo não perca a massa magra também.

Outra ideia equivocada é achar que as pessoas com problemas com a tireoide sempre sofrerão de excesso de peso. Os médicos garantem que tudo vai depender do controle da dosagem de hormônio, se estas estiverem dentro das taxas normais, o metabolismo não sofrerá alterações.

No processo de reeducação alimentar, o consumo de frutas é controlado. As frutas ideais são aquelas que contém água, como por exemplo a pera. Deve ser consumida crua e sem adição de nenhum complemento / GB Imagem
No processo de reeducação alimentar, o consumo de frutas é controlado. As frutas ideais são aquelas que contém água, como por exemplo a pera. Deve ser consumida crua e sem adição de nenhum complemento / GB Imagem

Muitas vezes, para perder peso rápido, há quem ceda à tentação de pular refeições ou mesmo aderir ao jejum. Esta tática prejudica a saúde e não promove queima de calorias, como se imagina. Quando o organismo fica muitas horas sem receber nenhum tipo de nutriente, a produção de insulina diminui, gerando uma redução da sensação de fome. Mas, com a retomada da alimentação, a pessoa acaba consumindo um número maior de calorias para suprir o tempo em que permaneceu em jejum.

Uma grande aliada da boa saúde e do emagrecimento é a água. Um adulto que tem atividades leves deveria consumir, no mínimo, dois litros de água diariamente. A água dá a sensação de saciedade, facilita a digestão e colabora com o trânsito intestinal.

O ideal é consultar o médico nutricionista para a indicação de reeducação alimentar personalizada, no entanto incluir alimentos integrais no cardápio diário é uma boa medida, mas sempre de olho na quantidade ingerida. Os alimentos integrais prolongam a saciedade, mas também com altos índices de carboidrato.

As verduras cruas são boas aliadas, mas podem ser vilãs se acompanhadas de molhos de saladas calóricos. Prefira sempre acompanhas de pouco sal, gotas de azeite e suco de limão. A ingestão de frutas requer atenção, escolha sempre aquelas ricas em água, tais como pera, melancia e melão.

E mais, o recomendado é fazer seis refeições diariamente, sempre controlando a quantidade e os tipos de alimentos, lembrando que as necessidades são individuais, por isso a importância de buscar ajuda profissional no assunto.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.