Manter os ambientes limpos é fundamental

Por GB Edições - 15/10/2016

Manter os ambientes limpos é fundamental

A limpeza é tão importante na vida do ser humano que o tema ganhou a atenção de entidades internacionais que lideram campanhas para incentivar comunidades a limpar e conservar o ambiente onde vivemos.

E aqui não está se referindo ao ambiente doméstico, mas sim aos locais onde tem circulação de pessoas diferentes e aos locais de trabalho, nos quais pessoas convivem umas com as outras por longas horas e, em alguns casos, além disso, convivem também com circulação de pessoas.

A relação entre limpeza e saúde foi constatada por dados levantados pela ISSA (International Sanitary Supply Association), entidade norte-americana. Segundo a ISSA, uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o hoteleiro, é muito mais saudável, pois reduz a incidência de doenças respiratórias. Ainda, segundo o estudo, a exposição ao pó pode chegar a afetar de 2 a 6% nas habilidades cognitivas dos colaboradores de uma empresa ou instituição.
Algumas medidas simples de limpeza e higiene preventivas podem prevenir doenças, principalmente em ambientes coletivos.

A primeira delas é higienizar adequadamente com maior frequência os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos. Enfim, todos os objetos e superfícies que requeiram contato principalmente com as mãos.

Os desinfetantes de boa qualidade e na diluição correta são bastante econômicos e adequados deixando as superfícies com efeito bacteriostático por várias horas, evitando com mais facilidade a presença de vírus ou fungos ativos. A tarefa pode ser simplificada com a utilização de produtos com dupla função, como a limpeza e desinfecção ao mesmo tempo. Isto também é possível com a aplicação de mistura de produtos, sendo, entretanto, indispensável a consulta ao fabricante a fim de saber se são compatíveis.

A correta higienização das mãos coincide muito com os procedimentos dos profissionais da área de saúde. Em termos de redução microbiana a estimativa é que o resultado de uma lavagem de mãos comum atinja entre 60 e 80%, enquanto que profissionais da área da saúde, que obedecem a um procedimento minucioso, podem ultrapassar 99%.

Para garantir a vida útil dos carpetes, a aspiração é a melhor técnica, pois permite que a sujeira não penetre profundamente no local, reduzindo o custo da limpeza mais profunda, que deve ser feita de tempos em tempos. Vale lembrar que deve ser usado aspirador com escova batedora ou aspirador torre desenvolvido para carpete.

Para os ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas de pisos, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também pode ocasionar irritação aos alérgicos. Com o uso das máquinas é possível otimizar este processo, pois o ambiente é lavado e os resíduos aspirados simultaneamente em uma única operação, garantindo também grande economia de água.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.