O segredo da boa forma e sa√ļde

Se você pensa que somente a atividade física e os procedimentos estéticos darão conta das gorduras extras, está cometendo grande equívoco

Por GB Edi√ß√Ķes - 17/11/2015
As frutas são deliciosas fontes de fibras e vitaminas. Ingeridas ao natural, ou na forma de suco aos quais pode ser adicionado grãos integrais, as frutas são grandes aliadas na reeducação alimentar / GB Imagem
As frutas são deliciosas fontes de fibras e vitaminas. Ingeridas ao natural, ou na forma de suco aos quais pode ser adicionado grãos integrais, as frutas são grandes aliadas na reeducação alimentar / GB Imagem

Vivemos em √©pocas de muita incoer√™ncia. Uma delas √© quanto a nossa alimenta√ß√£o. Nunca antes o ser humano teve acesso a tanta comida industrializada; nunca antes se falou tanto em receitas e m√©todos de coc√ß√£o na m√≠dia; nunca antes se viu tanta propaganda de fast-food. Come-se muito mais e depois ‚Äúse acaba‚ÄĚ para perder os quilos extras; se gasta muito dinheiro com comida, academia, procedimentos est√©ticos enquanto que aos poucos, a sa√ļde se deteriora.

A obesidade é o mal do século que atinge a todos, inclusive as crianças. Há quem garanta que ela é fruto da modernidade justificando que, se compararmos imagens dos primeiros 50 anos do Século XX, vamos verificar que todos eram magros igualmente. A explicação é que naqueles tempos o estresse seria menor, a maioria das mulheres eram donas de casa e cuidavam para que todos se alimentassem na hora certa. O tipo de alimento ingerido era mais natural. Que atire a primeira pedra aquele que na casa da avó, ou na própria casa, não havia uma horta e um pequeno pomar!

O ritmo do mundo era outro comparado ao que vivemos atualmente. Ser magro e esbelto √© o desejo de todos. Para alguns, uma necessidade importante e vital. Claro que isso gera ansiedade e… mais obesidade.

Apresentar corpo sarado, pele lisa e cabelos sedosos virou uma espécie de obrigação, uma espécie de pré-requisito para ser bem aceito e bem aceita socialmente. A mídia prega isso, a moda parece ser feita para as pessoas que têm esse perfil. Aceitar e entender os limites do próprio corpo gera ansiedade.

Os especialistas s√£o un√Ęnimes em afirmar que a ansiedade √© um dos inimigos de quem deseja livrar-se dos quilos extras. Ent√£o, talvez um dos primeiros passos seja livrar-se das tens√Ķes do dia a dia n√£o valorizando demais os problemas, divertindo-se na companhia dos amigos e, principalmente, ser honesto com si mesmo detectando o problema que incomoda e que o leva a comer demais.

Preparar a comida em casa pode parecer difícil quando se pensa na correria do dia a dia. No entanto, com um pouco de disciplina e imaginação, pode-se flexionar os horários e dedicar uma hora ao dia a esta tarefa. O resultado será corpo mais magro e mais sadio / GB Imagem
Preparar a comida em casa pode parecer difícil quando se pensa na correria do dia a dia. No entanto, com um pouco de disciplina e imaginação, pode-se flexionar os horários e dedicar uma hora ao dia a esta tarefa. O resultado será corpo mais magro e mais sadio / GB Imagem

Livrar-se do peso extra e nunca mais encontr√°-lo √© o ideal e isto √© poss√≠vel recorrendo-se √† reeduca√ß√£o alimentar. “Reeduca√ß√£o Alimentar”, √™ta frase que escutamos com frequ√™ncia e como parece dif√≠cil segui-la!!!

Sem d√ļvida, √© preciso querer, como tudo nesta vida. Se quisermos ter sucesso em alguma coisa, temos que perseverar. Neste caso n√£o √© diferente. √Č preciso querer ser magro para sempre e investir nisso.

√Č importante consultar um endocrinologista para uma avalia√ß√£o. Ele poder√° indicar um card√°pio adequado ao seu tipo f√≠sico, idade e modo de vida. A partir da√≠, √© seguir as instru√ß√Ķes e ter paci√™ncia, pois a educa√ß√£o alimentar vai fazer voc√™ emagrecer com sa√ļde e isto nem sempre √© t√£o r√°pido quanto se imagina. Depende muito da quantidade de exerc√≠cios f√≠sicos que se pratica. √Č isso mesmo, √© preciso adequar √† alimenta√ß√£o e movimentar-se tamb√©m, mas sem neuroses e sem cobran√ßas. Tem que ser com alegria e vontade de ficar em forma.

Os especialistas em nutrição dão algumas dicas extras para aqueles que pensam em livrar-se das gordurinhas indesejáveis aprendendo a comer corretamente.

√Č preciso ter prazer em comer por isso n√£o se obrigue a ingerir o que n√£o gosta. Fa√ßa cinco ou seis refei√ß√Ķes balanceadas por dia e n√£o como fora destes hor√°rios. Fique longe dos alimentos engordativos, ou seja, doces e bolos. Aposte sempre nas frutas, iogurtes desnatados ou gelatinas. O delicioso sorvete de massa pode perfeitamente ser substitu√≠do por um picol√© de frutas, mas cuidado porque estes t√™m a√ß√ļcar.

No jantar, evite os carboidratos, preferindo as saladas e legumes. Antes de deitar, tome uma boa x√≠cara de ch√° com ado√ßante e coma biscoitos com fibras. N√£o opte por jejum, isto s√≥ faz com que o organismo “armazene” gorduras imaginando que elas poder√£o faltar. Se poss√≠vel, evite o a√ß√ļcar, a beterraba, a cenoura, a batata, massas em geral incluindo os p√£es. Prefira p√£o integral.

A carne deve ser grelhada, dando preferência às carnes brancas. Substitua o óleo por azeite e inclua os desnatados e lights em sua dieta normal. Lembre-se que cada dieta alimentar deve ser personalizada e nem sempre o que é bom para sua amiga é o ideal para você por isso consulte um médico para orientar sua reeducação alimentar.

Alguns famosos da televisão controlam a sua alimentação e assim mantêm a silhueta esbelta. Algumas atrizes não têm vergonha de dizer que levam marmita quando estão gravando novelas, por exemplo. Outras carregam uma espécie de mamadeira com sopa nutritiva, mas que prometem não adicionar calorias.

Geralmente o cardápio das marmitas dos famosos é composto de arroz integral, legumes cozidos e um pedacinho de carne grelhada.

Eles podem servir de inspiração, mas principalmente inspire-se em você mesmo. Pegue uma foto na qual você se considera em forma e grude-a em local visível Рna porta da geladeira por exemplo. Olhe para a foto e fixe-se em seu objetivo.

Encare o seu novo desafio com alegria e otimismo. Pense que al√©m de melhorar a sua silhueta, voc√™ estar√° ganhando mais sa√ļde e bem-estar.

Aprenda a contar calorias e fa√ßa substitui√ß√Ķes. Por exemplo, nada mais gostoso do que lanche fast-food, os mais populares composto de p√£o, hamb√ļrgueres e acompanhamentos t√™m em m√©dia 560 calorias cada um; cachorro-quente, 314 calorias; sandu√≠che com ricota, atum, cenoura, alface e tomate, cerca de 170 calorias. √Č voc√™ quem escolhe!

E tem mais, a alimentação inadequada é um dos fatores que provocam retenção de água e isto ajuda a desencadear a malvada celulite. Este é mais um motivo para você tomar uma atitude na vida e querer alimentar-se corretamente.

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