Os homens na luta contra o câncer de próstata

Por GB Edições - 01/11/2015

Os homens na luta contra o câncer de próstata

Mesmo com tanta informação, ainda existe quem desconheça o que é a próstata e a importância que ela tem no organismo. Importante órgão do aparelho reprodutor masculino, a próstata tem a função de produzir a secreção que participa do esperma, representando 30% do volume deste. Essa secreção serve como meio de transporte, alimento e proteção para os espermatozoides. Situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata fica em volta da uretra, tem a forma de uma castanha e pesa em torno de 20 gramas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No entanto, a próstata pode ser atingida por doenças específicas, tais como hiperplasia prostática benigna, prostatite e câncer de próstata.

É por isso que se recomenda que os homens comecem a se preocupar com o assunto desde cedo e anualmente fazer os exames preventivos. Difícil mesmo é convencê-los disso. Infelizmente, grande parcela da população masculina não quer nem conversar sobre o assunto.

Os números de câncer de próstata são alarmantes no país, ele é a segunda causa de mortes por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.  A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) calcula que 400 mil pessoas com mais de 45 anos tenham a doença e a maioria não sabe disso.  O maior problema é a falta de informação e o preconceito dos homens.

Todo homem com mais de 40 anos deve procurar seu médico para fazer exame de próstata. Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um fator de risco importante; no de próstata a incidência como a mortalidade aumentam após a idade de 50 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Médicos especialistas ressaltam que outro fator de extrema importância é a história familiar e que os homens que já tiveram algum membro da família – avô, pai ou irmãos com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade – correm o risco de ter câncer em uma proporção de três a dez vezes mais em relação à população em geral.

A influência que a alimentação pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta. O que já está comprovado é que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também o de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades e dor à micção. O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em Inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicar a realização de ultrassonografia pélvica (ou prostática trans-retal). Esta ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biopsia prostática trans-retal.

Lembrando que o câncer de próstata detectado a tempo têm grandes chances de cura. Por isso que a prevenção é tão importante.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.