Proteja os olhos e arrase nos óculos escuros

Além de prevenir doenças, o acessório confere sensualidade e sedução

Por GB Edições - 14/01/2014
Óculos de sol e chapéu são poderosos aliados do protetor solar quando o assunto é prevenir contra os efeitos nocivos dos raios solares / GB Imagem
Óculos de sol e chapéu são poderosos aliados do protetor solar quando o assunto é prevenir contra os efeitos nocivos dos raios solares / GB Imagem

Os óculos escuros há muito tempo deixaram de ser “acessório da moda” e seu uso tornou-se uma questão de saúde. A pele ao redor dos olhos é supersensível e precisa de proteção contra os raios ultravioletas sendo que os melhores são aqueles que filtram 75-90% dos raios que estão associados ao câncer de pele, lembrando que a combinação perfeita é protetor solar e óculos de sol.

Os óculos de sol podem ser usados o ano todo e não apenas no verão. Além de ser protetor dos olhos também contra as partículas de poeira, vamos combinar que os óculos de sol dão um charme extra para quem usa.

Os óculos escuros são sinônimos de sedução, quem usa transmite sinais de autoconfiança e sensualidade, além de certo mistério, afinal que olhos se escondem atrás das lentes escuras? Eles proporcionam uma espécie de anonimato a quem os usa, por isso é bom ficar atento quanto ao ambiente em que você se encontra.

Classificado como um acessório, tanto para homens e mulheres, os óculos de sol têm sua própria moda. Até hoje Jackie Onassis é tida como a celebridade que mais influenciou a moda na década de 60 com os seus inconfundíveis óculos grandes, tendência essa que volta com tudo neste verão.

Os óculos grandes vêm acompanhados das lentes degrades que fizeram sucesso nos anos 70 e depois caíram em desuso, e as cores podem ser verde, rosa e amarelo, montados em armações de massa, estas em tons âmbar. Os modelos pequenos e lentes espelhadas devem ficar no fundo da gaveta. Os tradicionais óculos Ray-Ban, estilo voador, são considerados clássicos e voltaram a estar na moda.

O sol faz bem à saúde e imprescindível quando o assunto é sintetização da Vitamina D, no entanto precisa ser observado os horários recomendados, ou seja, antes das dez horas da manhã e depois das quatro da tarde. E lembre-se: os óculos de sol deve ser usado sempre / GB Imagem
O sol faz bem à saúde e imprescindível quando o assunto é sintetização da Vitamina D, no entanto precisa ser observado os horários recomendados, ou seja, antes das dez horas da manhã e depois das quatro da tarde. E lembre-se: os óculos de sol deve ser usado sempre / GB Imagem

Para aqueles e aquelas que têm um estilo mais clássico, uma boa opção são as armações em preto ou castanho-tartaruga, pois não saem da moda tão facilmente.

Mas, como o assunto é ser fashion, como escolher o modelo e a cor certa? O primeiro passo é considerar o tom da pele. Se for pálida, prefira as armações mais discretas em tons rosa ou âmbar. Os estilos tartaruga ficam bem nas peles claras assim como as armações azuis ou verde-claras.

Quem tem a pele mais morena pode optar por armações douradas e metalizadas, assim como as de cor âmbar enquanto que o preto “some” e fica pesado em rostos bronzeados.

Depois, considere o formato do rosto. Se for oval, as armações ligeiramente arredondadas e grandes caem bem, mas cuidado para que não pareçam sair fora do rosto.

Pessoas com o rosto redondo devem escolher modelos que afinem o semblante, por isso a armação deve ser da mesma largura e até podem sair um pouco do limite da face, mas sempre em linha reta.

Quem tem rosto quadrado deve fugir dos modelos arredondados, preferindo aros com cantos retangulares e, de preferência, lentes sem armação por baixo.

As armações mais estreitas e arredondadas são ótimas para quem tem a testa larga e o queixo mais fino.

E, o mais importante, os oftalmologistas recomendam que os óculos de sol sejam adquiridos em casas especializadas e devem ter a garantia de que realmente as lentes têm proteção contra os raios solares e nem sempre os mais caros e sofisticados oferecem proteção efetiva aos olhos. É preciso ter cuidado na hora da escolha.

O uso de óculos escuros também tem a sua etiqueta. Atualmente, ele é permitido em qualquer ambiente, tanto faz ao ar livre como dentro de um shopping, por exemplo, já que as lentes modernas permitem boa visão em ambientes com luz artificial, mas cuidado, se o ambiente é formal, ou de trabalho, ou se você está em situação que requer a atenção (ou dar atenção) de alguém, tire os óculos escuros, caso contrário poderá ser mal interpretado ou taxado de mal-educado.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.