Proteja os olhos também durante o inverno

Por GB Edições - 18/06/2015

Proteja os olhos também durante o inverno

O frio chegou e bem gelado em algumas regiões do País. E assim, intensificam alguns cuidados com o corpo, como por exemplo, a hidratação da pele precisa ser mais caprichada. No entanto, quase ninguém se lembra de que os olhos ficam bem mais vulneráveis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

No período do frio, há uma maior propensão de as pessoas se concentrarem em locais fechados, com aquecimento. Os médicos explicam que em ambientes com essas condições, a chance de proliferação de micro-organismos, que podem causar doenças oculares cresce. Um dos problemas mais comuns é a conjuntivite, cujos primeiros sinais são olhos vermelhos, ardor e secreção.

A recomendação é que sempre que sentir quaisquer sintomas nos olhos, é fundamental buscar uma orientação médica, porque somente o especialista poderá identificar se o tipo da conjuntivite é viral ou bacteriana para indicação do tratamento mais adequado.

Outro desconforto bastante comum nessa época é a síndrome do olho seco em decorrência da baixa umidade, que tende a predominar durante os meses de inverno. Portanto, assim que sentir ardor, vermelhidão e sensibilidade à luz sem secreção, sobretudo, em ambiente com aquecimento ou no escritório – por causa da exposição prolongada ao computador –, é importante utilizar colírios lubrificantes, sob supervisão médica.

A incidência da radiação solar existe até nos dias mais nublados de inverno, assim como durante o uso de equipamentos, como smartphones, tabletes e computadores. Portanto, a proteção visual deve ocorrer também nesta estação. Aqueles que usam óculos de grau, uma boa opção é escolher lentes fotossensíveis porque protegem totalmente contra os raios UVA/UVB e promovem uma adaptabilidade ao nível da luminosidade do ambiente, oferecendo um conforto visual maior, lembrando que a radiação ultravioleta ocasiona o endurecimento do cristalino levando à catarata, além disso, seus efeitos nocivos podem conduzir à degeneração da retina no decorrer do tempo.

Assim, é importante não descuidar dos olhos e algumas dicas importantes deveriam ser incorporadas no dia a dia, tais como piscar os olhos várias vezes enquanto usa o computador, tabletes ou smartphones; manter os olhos hidratados usando colírios lubrificantes indicados pelo oftalmologista; evitar levar as mãos aos olhos ou coçar; se precisa de óculos, use aqueles com lentes com proteção aos raios UVA e UVB; usar óculos de sol mesmo nos dias nublados.

E tem ainda aquelas recomendações básicas, mas que vale a pena relembrar. Consultar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, mesmo que não use óculos e que não apresente nenhum desconforto. É importante uma checagem anual na pressão do olho e através de exame específico verificar as condições dos olhos, órgãos tão importantes do nosso corpo.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.