Soja, o grão aliado da saúde

Por GB Edições - 30/09/2015

Soja, o grão aliado da saúde

Escolher os alimentos é o primeiro passo para quem deseja ter saúde e viver mais. Optar por alimentos mais saudáveis, tais como frutas, legumes e verduras, fugir das gorduras excessivas, das frituras e dos embutidos e preferir carnes magras é o conselho de todo profissional de saúde de bom senso. Tudo isso aliado à atividade física, garantem uma boa dose de bem-estar.

Seguindo a linha “alimentação equilibrada”, a soja vem com sendo uma boa opção na hora de substituir alguns produtos de origem animal, como a carne e o leite.

Para quem pensa que os grãos de soja servem apenas para a produção de óleo, engana-se. O mercado consumidor a cada dia investe na criação de produtos à base de soja. Hoje é possível encontrar uma infinidade de produtos disponíveis nos supermercados para o consumidor. São massas, ingredientes de padaria, cereais, carnes, farinhas, misturas preparadas, bebidas, alimentos para bebê, alimentos dietéticos, carnes, linguiças e salsichas; proteína de soja etc.

Com o forte investimento em soja por parte dos agricultores, expandiu-se a informação à população sobre os benefícios deste alimento funcional. A soja é uma leguminosa de excelente fonte protéica. Além disso, contém ácidos graxos insaturados, isoflavonas, e como todo vegetal, é livre de colesterol. Os sais minerais, como o cobre, cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B também são nutrientes encontrados na soja, porém em menor quantidade. Muitos estudos confirmam que, o seu consumo traz benefícios à saúde, prevenindo e auxiliando em tratamentos de doenças crônicas, tais como câncer, diabetes, osteoporose, menopausa, obesidade, intolerância a lactose e doenças cardiovasculares.

Em qualquer canto do país é fácil localizar os derivados da soja, ou mesmo seus grãos. Ela está nos supermercados, em feiras livres e casas de produtos naturais. Os produtos mais conhecidos são os óleos refinados, a proteína vegetal texturizada, encontrada em forma de granulados secos, a carne de soja e o leite de que misturado com frutas fornece um delicioso “suco”. A farinha de soja, matéria prima para confecção de bolos, tortas, biscoitos e pães é vendida em casas de produtos naturais ou nas gôndolas de produtos artesanais e dietéticos nos supermercados. Apesar do crescente consumo, os produtos de soja ainda são mais caros que os produtos convencionais, mesmo assim, se levado em consideração o custo-benefício, vale a pena o investimento, em uma alimentação mais saudável.

Outro grande benefício de consumir soja é que produtos costumam ser menos calórico que os produtos convencionais. Os nutricionistas explicam que em cada 100 ml de leite contém 52 calorias aproximadamente, sendo que em 100 ml de leite pasteurizado contém 61 calorias em média, sendo alimentação apropriada para quem deseja alimentação saudável e pouco calórica.

Com tantas opções de soja disponíveis ao consumidor, existem várias possibilidades para montar um cardápio fácil, suculento e saudável para ingestão de toda a família, basta usar o talento gastronômico.

Dica: Usar a proteína de soja texturizada é um bom começo para quem quer introduzir o alimento em sua dieta. Hidrate a proteína de acordo com as instruções da embalagem. Numa panela, frite cebola, alho; quando murchar, acrescente tomates maduros picados e cheiro-verde. Quando o tomate começar a desfazer-se, junte a proteína hidratada, coloque sal a gosto e refogue bem sequinho, como sem fosse carne moída. Sirva com arroz branco. Pode ser empregada em recheios também.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.