Use o outono a seu favor

A temperatura amena deve ser um convite a uma caminhada mais longa e a movimentar o corpo, além de ser a época ideal para alguns tratamentos estéticos

Por GB Edições - 20/04/2015
É possível aproveitar todas as delícias do outono mantendo a “vigilância” do verão, basta continuar de olho nas calorias que os famigerados pneuzinhos não vão aparecer / GB Imagem
É possível aproveitar todas as delícias do outono mantendo a “vigilância” do verão, basta continuar de olho nas calorias que os famigerados pneuzinhos não vão aparecer / GB Imagem

Estamos em pleno outono, às temperaturas quentes começam a dar uma trégua; à noite já se pode sentir aquele friozinho gostoso e também aquela preguiça, aquela vontade de não fazer nada. Se no verão a tendência é mexer-se e cuidar daqueles quilinhos a mais, sendo que o grande movimento nas academias prova isso, quando esfria, a tendência é encolher-se; consequentemente o cuidado com o corpo fica meio esquecido principalmente quando o corpo pede alimentos calóricos já que tem de trabalhar mais para manter a sua temperatura.

Há quem diga que o tempo mais frio é o tempo ideal para namorar, ficar juntinho debaixo do cobertor naquele programa a dois em casa, namorando e assistindo a um filme, por exemplo. Tudo isso costuma ser acompanhado de comidinha e futilidades que deliciam o paladar. É quando a temperatura começa a subir novamente que a gente percebe o efeito de tudo isso e daí, haja malhação.

É possível aproveitar todas as delícias do outono mantendo a “vigilância” do verão, basta continuar de olho nas calorias que os famigerados pneuzinhos não vão aparecer.

O outono também é o tempo apropriado para se iniciar os tratamentos estéticos e um deles é a depilação a laser.

Os especialistas no assunto explicam que a depilação em si não precisa ser realizada em dias mais frios. O que é incompatível é a pele bronzeada e o laser, porque mancha. Nesta época, a derme fica com sua cor natural após o verão, pois não há exposição solar.

Entenda o método; por meio de aplicações de luzes nas regiões como virilha, buço, pernas e axilas, a depilação a laser consiste em eliminar gradativamente os pelos. A energia emitida destrói e/ou retarda a capacidade do folículo produzir um novo fio, sendo que aqueles que não são eliminados nas sessões passam a crescer lentamente, cada vez mais claros e finos. Se o pelo é mais escuro o resultado é melhor.

Durante o outono/inverno não negligencie nos cuidados com a pele, principalmente a do rosto. Aproveite que a temperatura está baixando e faça aquele tratamento facial que tanto queria e que não é recomendável fazer no verão / GB Imagem
Durante o outono/inverno não negligencie nos cuidados com a pele, principalmente a do rosto. Aproveite que a temperatura está baixando e faça aquele tratamento facial que tanto queria e que não é recomendável fazer no verão / GB Imagem

Não é demais lembrar que este procedimento deve ser feito por profissional competente e é preciso ter cuidado com as chamadas “clínicas e fundo de quintal” que oferecem o serviço sem o mínimo de conhecimento ou qualificação para isso. Uma depilação a laser mal avaliada pode causar sérias queimaduras na pele principalmente se há excesso de melanina. Por isso, consulte sempre o dermatologista antes de optar por este tipo de procedimento.

Nesta época do ano, o movimento nas clínicas de estética e nos consultórios dermatológicos aumenta bastante, homens e mulheres buscam tratamento principalmente para a pele do rosto.

Os médicos afirmam que devido à menor incidência dos raios solares, a temporada mais fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois os pacientes diminuem a exposição ao sol, permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados.

As técnicas mais procuradas são aquelas que visam corrigir manchas, rejuvenescer a pele e eliminar definitivamente os pelos indesejáveis. Atualmente luzes como LEDs e LASERS são facilmente encontradas nos consultórios médicos e ajudam em muito na melhora de quadros de rejuvenescimento, pois estimulam a produção de colágeno e a hidratação da pele. Os peelings ainda são a melhor técnica para a eliminação das manchas, principalmente os considerados leves (superficiais), que são feitos em algumas sessões de periodicidade semanal ou quinzenal, pois não atrapalham o dia a dia dos pacientes.

Lembrando ainda que quando o assunto é cuidado com a pele, todo mundo aponta o sol, o verão, a praia como principais vilões. Entretanto, os dias mais frios também são prejudiciais e, mesmo que não pareçam, os raios solares no outono e inverno continuam sendo nocivos à pele, por isso a foto proteção é essencial não pela temperatura, mas sim pelas radiações que nos expomos. Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele. Desde luzes de casa às radiações de monitores e TVs. Mas, o sol é o emissor de radiação mais importante e não se esconde no outono.

Outro problema mais comum quando a temperatura abaixa, é a desidratação da pele. A baixa umidade do ar e a diminuição de suor no corpo colaboram para o ressecamento. Além dos banhos muito quentes que retiram a gordura da pele e dos cabelos fazendo com que estes também ressequem com mais facilidade.

Não adianta ter cuidados somente quando o problema aparecer; é aconselhável o uso de hidratante e do protetor solar durante o ano inteiro, procurando sempre uma alimentação saudável, consumindo alimentos integrais (grãos e pães) e óleos ricos em ácidos graxos essenciais como os de oliva, linhaça e ômega 3 (peixes), que ajudam a pele a produzir hidratantes naturais.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.