Vitamina C: a aliada da beleza!

Por GB Edições - 20/10/2015
A beleza é construída principalmente a partir dos alimentos que ingerimos; quanto mais natural, melhor será para a saúde do corpo, a qual se reflete no aspecto da pele, principalmente / GB Imagem
A beleza é construída principalmente a partir dos alimentos que ingerimos; quanto mais natural, melhor será para a saúde do corpo, a qual se reflete no aspecto da pele, principalmente / GB Imagem

Até bem pouco tempo, a Vitamina C era importante somente no combate à gripe e resfriado. No entanto, descobriu-se que a Vitamina C é um poderoso ingrediente de rejuvenescimento; é de grande importância nos cosméticos, devido à combinação de sua influência na síntese do colágeno, na regeneração da vitamina E (efeito antirradicais livres) e regularização da produção da melanina. Estudos demonstraram que aplicação de produtos cosméticos contendo vitamina C diretamente sobre a pele é também benéfica. É largamente sabido que esta vitamina é capaz de neutralizar os radicais livres (moléculas responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele), além de diminuir os efeitos maléficos da radiação solar.

E o melhor disso tudo é que a vitamina C pode ser encontrada em abundância no Brasil em uma fruta bem popular: a laranja. Estudos revelam que dois copos e meio de suco diariamente é o suficiente para satisfazer a necessidade humana diária, diminuindo a incidência de coágulos nas veias, ajudando a impedir certas infecções viróticas e bacterianas, fortalecendo o sistema imunológico, baixando o colesterol no sangue e, também protegendo contra agentes cancerígenos. E o melhor de tudo, a vitamina C é uma excelente aliada contra o envelhecimento precoce da pele, constituindo um ponto a favor de seu uso em produtos cosméticos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

Mas nem por isso você deve beber suco de laranja o dia todo; 150 ml de suco de laranja contêm 110 calorias, e a bebida em excesso pode prejudicar na balança. Além disso, prefira sempre sucos naturais, pois os industrializados perdem a vitamina C. O ideal seria consumir a laranja chupando seu suco diretamente da fruta. Nada mais natural!

Recentemente, estudos revelaram que a laranja, assim como o limão e outras frutas e verduras, aliadas a uma alimentação balanceada e saudável é uma ótima receita para combater o maior terror das mulheres: a celulite.

A ingestão de Vitamina C é fundamental. Uma boa ideia são os sucos preparados com mix de frutas que “enganam” a fome e combatem os radicais livres / GB Imagem
A ingestão de Vitamina C é fundamental. Uma boa ideia são os sucos preparados com mix de frutas que “enganam” a fome e combatem os radicais livres / GB Imagem

Verdadeiro pavor feminino, a celulite tem uma predisposição 10% maior para aparecer nas mulheres do que nos homens. Sua localização pode estar em diversas partes do corpo, como, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a parte posterior e lateral dos braços e ainda a face interna dos joelhos, em alguns casos até os tornozelos podem ser afetados.

Os ingredientes para o combate à celulite são simples e a partir da ingestão de tomate, batata, couve-flor e até castanha-do-pará, somando-se a prática de atividades físicas, além da força de vontade do paciente, é possível reverter o quadro.

Hoje, é muito comum as adolescentes serem atingidas por este mal, não respeitando inclusive mulheres magras. A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele, entretanto há outros fatores que influenciam o aparecimento, como disfunção hormonal, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

Uma alimentação desenvolvida com elementos naturais proporciona equilíbrio e combate os radicais livres. Através desse conceito, o tratamento indicado é à base de uma dieta saudável com frutas cítricas, que são ricas em Vitamina C (laranja, limão, acerola), verduras, tomate, couve-flor, batata, cereais integrais e peixes.

Outras recomendações também são bem-vindas: evitar carboidratos refinados como açúcar branco e farinha branca e aumentar a ingestão de água são bons exemplos para serem seguidos.

Com essas informações fica claro que quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor será o resultado. Em todos os casos, existem alguns em que a recuperação é total, enquanto em outros é parcial. É importante lembrar que cada pessoa apresenta diferentes graus de celulite e uma correta avaliação deve ser feita antes de tomar qualquer medicação. Procure seu médico e peça maiores informações.

A prática de exercícios é incentivada nos primeiros anos escolares, no entanto, ao longo do seu desenvolvimento, é comum que os exercícios físicos sejam relegados a segundo plano, tendo em vista outros interesses e necessidades, como estudar e trabalhar, por exemplo. Dessa forma, sobra pouco tempo e disposição para a malhação.

No entanto, nunca é demais dizer, que movimentar-se regularmente faz parte do ritual de boa saúde e também da beleza. Os efeitos da vida sedentária não são sentidos de imediato, quando se está na faixa dos vinte anos, mas principalmente quando as mulheres atingem a fase da menopausa, daí só resta “correr atrás do prejuízo”. Portanto, adote um estilo de vida desde cedo; não há nada melhor do que uma boa alimentação com produtos naturais. Aproveite as frutas da estação, beba água mineral, caminhe, exercite-se. Assim, além de manter a boa forma você também estará se livrando do estresse.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.