Este dia 21 de maio foi marcado pela abertura oficial da exposição “Nosso rio, nosso desenvolvimento”, no Museu Histórico Professora Maria José França Foohs. Esta exposição retrata a importante história do rio Negro, ligada ao desenvolvimento econômico e social da cidade rionegrense. O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs está integrando a programação da Semana Nacional de Museus. O tema proposto para 2015 é “Museus para uma sociedade sustentável”. Tema bastante oportuno para lembrarmos um de nossos mais valiosos bens naturais: o rio Negro. A exposição conta com um amplo acervo fotográfico, peças e equipamentos que remetem ao cenário da época em que o rio Negro era navegável, além de peças cedidas pela Sanepar, que remetem ao processo de tratamento da água. O intuito é destacar a importância da preservação da água e proteção dos rios.

HOMENAGENS A IRMÃ EMIRENE E MARIA DA GLÓRIA FOOHS

A ocasião não poderia ser mais propícia para homenagear pessoas importantes da nossa comunidade. A programação de abertura homenageou a historiadora senhora Maria da Glória Foohs e a Irmã Emirene Paulo dos Santos. Maria da Glória Foohs é uma das mais importantes historiadoras rionegrenses. Seu acervo conta com mais de 10 mil fotografias que retratam o desenvolvimento do município e é uma das pessoas que possibilitaram a concretização do Museu Histórico Professora Maria José França Foohs. A Irmã Emirene Paulo dos Santos também dedicou sua vida a comunidade rionegrense. A homenagem principal aconteceu porque ano passado, ela cedeu um imóvel da Província Santíssima Trindade das Irmãs da Divina Providência à Escola de Educação Especial Tia Apolônia, que foi assolada pela enchente.

A diretora, Sandra Ciola, e os alunos da Escola também entregaram uma homenagem especial a Irmã Emirene. O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Alessandro von Linsingen, destacou a atuação do Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, há vários anos na Semana Nacional de Museus. Alessandro também falou sobre as homenageadas e o quanto a atuação de ambas é importante para o município. Da mesma forma agradeceu ao prefeito municipal por apoiar ações culturais, turísticas e de educação em Rio Negro, permitindo realizações como esta.

O prefeito Municipal, Milton José Paizani, fez a abertura oficial da Exposição. Ele parabenizou as homenageadas, destacando o quanto elas são importantes para o município. Paizani reafirmou o compromisso com a Cultura rionegrense, sempre se destacando nas ações realizadas, por ter um ótimo secretário, na pessoa de Alessandro e uma equipe muito competente e comprometida.

O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, localizado anexo a Prefeitura Municipal, fica aberto de terça a domingo. O horário de visita de terça a sexta-feira é das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de atendimento é das 10h às 12h e das 13h às 17h.