Departamento Municipal de Educação promove encontro pedagógico com educadoras infantis

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 21/04/2012 - 11h25

O Departamento Municipal de Educação de Campo do Tenente por iniciativa interna, promoveu um encontro pedagógico com as novas profissionais da Educação ocupantes do cargo de Educador Infantil nos últimos dia 11 e 13. No primeiro dia o Departamento Municipal de Educação assessorado pela equipe pedagógica promoveu o encontro às novas educadoras que foram contratadas para atuar na educação infantil – ensino pré – escolar e centros municipais de educação – infantis (creches). As atividades do dia iniciaram com o prefeito, o Celso Wenski desejando boas vindas às educadoras, juntamente com a diretora do Departamento Municipal de Educação, Doroti dos Santos, que falou da expectativa em relação as chegada das novas contratadas desejando um excelente trabalho, e em seguida a equipe pedagógica se apresentou. A coordenadora da Educação Infantil: Maria Sueli Hoinaski dirigiu-se as educadoras com uma mensagem reflexiva que diz: “aquele que compartilha o que sabe, muitas vezes sem obter um retorno, mas simplesmente pelo prazer de ensinar possui um poder fantástico, o poder do direcionamento”. Quando o professor usa o seu “poder” com amor, dedicação e determinação seus conduzidos percorrem caminhos cheios de desafios e obstáculos, mas por causa dos bons ensinamentos adquiridos enfrenta estes desafios com sabedoria e derruba obstáculos com força e coragem.

Os trabalhos versaram em torno de dinâmicas de socialização, e escolha das vagas (que aconteceu por ordem de classificação de concurso). No período vespertino houve palestra com a professora Rosa Bossi Barão, professora de prática de estágio do Colégio Barão de Antonina de Mafra. Em sua palestra abordou vários assuntos importantes para somar ao conhecimento das educadoras enfatizando o histórico da Educação Infantil, importância da Educação Infantil como a base da Educação: função social do Educador; perfil do Educador; questão do limite e “autoridade”, pois a sociedade espera muito da educação; identidade e autonomia; eixos norteadores da Educação Infantil; parâmetros curriculares nacionais; interdisciplinaridade; a importância do planejamento; ter clareza nos objetivos e domínio dos conteúdos: ética profissional- como deve ser o educador na educação infantil hoje e as Leis na Educação Infantil. No dia 12 de abril no período vespertino iniciaram-se os trabalhos com a dinâmica: kit de sobrevivência com objetivo de interação, em seguida a assessora pedagógica, Josiane de O. R. Corrêa explicou sobre os objetivos do Ensino Pré Escolar I com crianças de quatro anos e do Ensino Pré Escolar II com crianças de cinco anos, cujos objetivos são específicos porém seqüenciais nesta fase. Após foram dividido os grupos em dois: Centro Municipal de Educação Infantil – Creche e Ensino Pré Escolar para estudo do Planejamento Curricular e confecção de material pedagógico. Este material foi confeccionado com orientação da professora Cleide K. Ribeiro. Para encerrar a proposta, no ultimo dia as educadoras foram para seu local de trabalho, onde ficaram lotadas para observação e para acompanhar a turma, a qual as professoras substitutas vinham realizando um excelente trabalho com os alunos nas unidades escolares que ofertam Educação Infantil na rede municipal de ensino, para que no dia 16 de abril (segunda-feira) passassem a ser as educadoras regentes da turma. O Departamento Municipal da Educação e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil desejam um excelente trabalho nesta primeira etapa da Educação Básica, o qual visa o pleno desenvolvimento do cidadão e merece um olhar reflexivo pois esta é a base da Educação.

“Quanto menor a criança, maior deve ser o Profissional’’ = Mais preparado (Pedro Demo).

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.