Epagri realiza reunião de prestação de contas das atividades de 2012

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 18/03/2013 - 13h00

A Epagri de Itaiópolis realizou na tarde do último dia 08/03, na Câmara de Vereadores de Itaiópolis, uma reunião de prestação de contas das atividades realizadas em 2012 e planejamento das atividades para esse ano. Participaram da reunião vereadores, gerentes de agências bancárias, secretário da agricultora entre outras lideranças. A prestação de contas foi feita pelos funcionários da Epagri, dentre eles, Nelson Richter, Rogério Pietzarcka, Telma Köene e Enio Cesconeto.

Atualmente a Epagri de Itaiópolis possui de recursos humanos, físicos e materiais um técnico agrícola, dois engenheiros agrônomos, um nutricionista, três carros e um escritório para atendimento. Segundo a Epagri, 60% do tempo dos profissionais que lá atuam são destinados para as atividades de bovinocultura de leite, fruticultura, olericultura, apicultura, entre outras. Os outros 40% do tempo restante são destinados para as atividades administrativas e burocráticas como, por exemplo, reuniões, planos de crédito e emissão de documentos, além de outras.

Em 2012, a Epagri de Itaiópolis atendeu 1.201 famílias. Também a empresa atendeu 4 associações, uma cooperativa e 12 escolas. Segundo o engenheiro Rogério, 563 agricultores foram atendidos no escritório. A Epagri fez ao longo do ano passado 39 reuniões, 4 dia de campo e sete excursões.

Através do Programa “Terra Boa Sementes”, a Epagri organizou e propiciou a entrega de 1.200 sacas de milho, para agricultores de Itaiópolis. Na mesma modalidade de programa, foram entregues mais 1.030 toneladas de calcário para agricultores do município.

A Epagri também fez ao longo de 2012 oitenta supervisões para agricultores beneficiados com recursos do Banco da Terra. A empresa também é responsável pela emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). Ano passado, segundo a Epagri, foram emitidas 118 declarações. O município, entretanto, possui 1.500 DAP’s ativas, que podem buscar financiamentos.

A empresa também fez 73 atendimentos na área de olericultura, além de realizar uma feira de produtos da agricultura familiar na semana do cooperativismo. Segundo Nelson Richter, a empresa fez também um dia de campo sobre pastagens de inverno e semeadura, para as atividades de bovinocultura de leite. 48 pessoas participaram dessa atividade.

Segundo Telma Köene, a empresa também organizou ano passado um encontro de mulheres, com a presença de 300 agricultoras, além de fazer quatro oficinas de biodecompositor. Esses equipamentos foram montados em todas as escolas rurais do município, inclusive na escola de Rio da Estiva.

A Epagri também fez um curso de processamento de frutas e auxiliou produtores de tatarca nas questões de embalagem e rotulagem do produto. Segundo Enio Cesconeto, servidor da empresa em Itaiópolis, a Epagri auxiliou a implantação de trocador de calor em algumas propriedades rurais. Esse sistema piloto está sendo testado em parceria com a Celesc, mas vem trazendo bons resultados e economia de energia elétrica.

A empresa também oferece assistência técnica às atividades de apicultura em Itaiópolis e na região do planalto norte. Segundo Enio, ano passado foi feito um dia de campo no Apiário das Bromélias. Nessa ocasião, os apicultores presentes puderam observar assuntos teóricos e técnicos da atividade.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.