
Sob a coordenação da enfermeira Juliana Bonna, a equipe da estratégia da Saúde Familiar do bairro do Paraguaçu e Iracema, realizou na manhã da última quinta-feira (14/03), no salão Paroquial de Iracema, um teatro sobre o uso e os resultados trazidos pelas drogas. Participaram do evento, que aconteceu no perÃodo da manhã, alunos do quarto ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio da escola Amandus Bauer.
Segundo a enfermeira Juliana, a atividade realizada faz parte da semana do Programa Saúde na escola, de 11 a 15 de março. Além do teatro apresentado, durante a última semana foram feitas outras atividades nas escolas, por profissionais da saúde.
Os alunos riram muito com as cenas do teatro, contextualizada pela própria equipe da ESF. Os atores eram agentes comunitários de saúde, médico, enfermeira e auxiliares de enfermagem. A narrattiva do teatro foi simples, mas de grande valia aos adolescentes. A tragédia contada pelos atores mostrou a vida e o cotidiano dos adolescentes, suas resistências, suas curiosidades e o envolvimento com as drogas.
O teatro mostrou a participação dos jovens em festas e baladas e as tentações de experimentar drogas licitas e ilÃcitas. Nesses ambientes, os jovens ficaram mais propensos a ingerirem o primeiro gole de cerveja ou fumarem um cigarro. Os atores demonstraram com qualidade e dinamismo essa fase da maturidade e os resultados negativos que as escolhas erradas podem trazer.
Com o teatro, os espectadores puderam ver as consequências sórdidas trazidas ao corpo humano pelo consumo das drogas, principalmente os distúrbios psicológicos e doenças graves como o câncer, AIDS e DST. A narrativa também contou a história de uma garota que se envolveu com um rapaz e acabou engravidando. O rapaz, por sua vez, não assumiu a paternidade. Desesperada a jovem optou pela retirada do feto, mas acabou morrendo esvaÃda por hemorragia. Já o pai da criança também morreu por ter contraÃdo AIDS. Essa história do teatro mostrou claramente a necessidade do jovem ter cuidados e se proteger nas relações sexuais.
Depois do teatro, a equipe do ESF apresentou um vÃdeo mostrando os resultados catastróficos que as drogas causas aos seres humanos. O médico da ESF, Jonas Vieira, disse que as drogas até então, eram consumidas em cidades maiores como, por exemplo, São Paulo, mas já estão aparecendo em cidades interioranas. “Procure não experimentar pela primeira vez nenhum tipo de drogaâ€, disse o médico aos adolescentes.
Ao final, os alunos fizeram perguntas à equipe da ESF sobre o assunto. Todas as dúvidas dos alunos foram sanadas pelos profissionais da saúde. Segundo o agente comunitário de saúde Vilson Melnek, para a criança evitar o contato com as drogas é preciso ser feito um bom trabalho de conscientização nas escolas, em conjunto com as equipes de saúde, além do diálogo familiar sobre o assunto.
Equipe da ESF Paraguaçu – Iracema
Juliana Bonna – enfermeira;
Jonas Vieira – médico;
Vilson Melnek – ACS;
Jaime Chuppel – ACS;
Simone Linécia – ACS;
Jonas Bilobran – ACS;
Renata Sperka – ACS;
Alceu Zielinski – ACS;
Marisete Dobkowski – ACS;
Débora Vacilkoski – téc. em enfermagem;
Lurdes M.S. Penkal – téc. em enfermagem;
Greici Kelli Weinert – téc. Em enfermagem.
Atendimento na ESF de Iracema
Segundo informações da secretária da saúde de Itaiópolis, Jucemara Schimitz, na próxima segunda-feira (18/03), será reiniciado normalmente o atendimento na ESF (Posto de saúde) de Iracema. A unidade estava fechada para reforma, mas retorna com atendimento normal na segunda. A secretária disse que o atendimento médico naquele posto será na terça e na quinta-feira. Na segunda, quarta e sexta-feira o médico atende a ESF do Paraguaçu.
