Falta de energia elétrica continua causando transtornos aos avicultores de Itaiópolis e região

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 13/04/2013 - 12h45

No início dessa semana produtores rurais das comunidades de Contagem Schadeck, Contagem Worell, Contagem Rank, Casa de Pedra, Rio do Tigre e Rio da Estiva procuraram o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis, com queixas veementes com relação a falta de energia elétrica.

Segundo informou o presidente do Sindicato e vice-presidente regional da FAESC- Federação da Agricultura de Santa Catarina, Mauro Kazmierczak, a referida região possui muitas granjas de frangos de corte e os produtores tem sofrido muitos transtornos, devido à falta de energia elétrica. Os produtores relataram que procuraram o escritório local da CELESC e foram orientados pela referida empresa a fazer um BO (Boletim de Ocorrência) contra aqueles moradores que tenham plantado algum tipo de reflorestamento próximo da rede elétrica.

Eles inclusive ficaram indignados, pois além dos transtornos que vêm sofrendo com a questão, a empresa distribuidora ainda quer que eles próprios arranjem confusão com os vizinhos e os reclamantes consideram que isso é função da Celesc e seria só mandar roçar o “traço de luz” e tudo se resolveria. Mauro também concorda que uma boa roçada vai resolver uma grande parcela desses  problemas.  As outras melhorias continuam sendo necessárias.

O líder sindical informou também que as queixas dos avicultores do município foram encaminhadas ao representante do Conccel – Conselho dos Consumidores da Celesc, na FAESC, Thayrone Teixeira Tonello que por sua vez encaminhou a questão ao presidente do mesmo conselho para que se empenhe na resolução do problema junto a empresa de distribuição de energia elétrica (CELESC), ou seja, uma  medida simples que seria o trabalho de  poda nas localidades citadas.

Ainda na terça-feira, dia 09 de abril, em resposta à solicitação de Itaiópolis o representante do Conccel informou que a questão foi encaminhada a diretoria da empresa de distribuição em Florianópolis e a administração regional da Celesc em Mafra para conhecimento do assunto e a tomada de providências.

No final de fevereiro deste ano foi promovida pelo Conccel, FAESC e sindicatos de produtores rurais da região norte do estado uma audiência pública regional em Irineópolis com a participação de vários produtores onde foi discutido sobre a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica e os prejuízos causados aos agricultores de nossa região.

Segundo Mauro Kazmierczak que participou daquela reunião, na ocasião foi apresentado aos presentes relatório detalhado sobre o desempenho do sistema de distribuição de energia no planalto norte, o trabalho de melhorias que a Celesc está concluindo na região e os investimentos que estão sendo feitos. Também a empresa faria um mapeamento de consumidores (produtores da zona rural).

Lideranças de Itaiópolis participaram ontem de audiência em Canoinhas

Também aconteceu nesta sexta-feira, 12 de abril (ontem) uma audiência pública regional promovida pela 26ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas na Câmara de Vereadores daquela cidade com a participação dos vários deputados estaduais o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas e o presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), lideranças e agricultores da região.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.