Dia 21 de abril, por volta das 09h, a Polícia Militar a pedido do Copom seguiu até o bairro Vila Gaúcha para atender uma denúncia onde, segundo telefonema anônimo, havia um veículo Fiat/Palio, cor prata que estaria promovendo desordem com manobras perigosas no referido bairro. Para atender a denúncia duas viaturas da PM se deslocaram ao local, onde o veículo suspeito foi localizado.
Segundo a PM o condutor ao avistar uma das viaturas, empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a segurança da via pública, sendo acompanhado pelos policiais em uma das viaturas. Ao fazer o acompanhamento do veículo, a guarnição passou informações pelo rádio a outra viatura, que conseguiu abordar o referido veículo próximo ao Banco do Brasil.
Como os suspeitos eram em número maior do que os policiais, as guarnições optaram em mandar os ocupantes se deitarem no chão, onde a ordem foi acatada. Entretanto, o condutor Márcio Nunes, 23 anos, se recusou em obedecer à ordem, demonstrando estar muito alterado e agressivo, sendo necessária a utilização de força pelos policiais. O outro policial ficou encarregado de manter a segurança da área e a guarda sobre os outros envolvidos, que permaneciam deitados no chão. Após ser dominado e algemado o suspeito Márcio, que sofreu uma pequena lesão no nariz, foi iniciada pelos policiais uma revista pessoal em todos, momento que foi localizado na cintura de José Roberto Bodnar, 28 anos, um revólver calibre 32 municiada com seis balas intactas.
Diante da situação, a PM deu voz de prisão aos envolvidos, informado seus direitos constitucionais e conduziu o grupo a Delegacia da Comarca. Ainda durante o trajeto o suspeito Márcio ameaçou de morte dois soldados, afirmando “vão levar um tiro no meio da testa”, desacatando a guarnição com palavras de baixo calão. O jovem Lucas Felipe Okopny, 18 anos, também desacatou um soldado da PM, ameaçando-o de morte.
Procedimentos realizados pela PM na operação:
Prisão em flagrante de Márcio Nunes, por dirigir sob influência alcoólica, de acordo com auto de constatação de sinais de embriagues;
notificação e apreensão do veículo Fiat/Palio, placas MAF-3820 Itaiópolis de acordo com o recibo;
Prisão em flagrante de Jose Roberto Bodnar, por porte ilegal de arma de fogo;
Apreensão do revólver marca Smith West, calibre 32, número raspado, municiado com seis balas, de acordo com o recibo; arma foi entregue na Delegacia; registro dos fatos ocorridos durante o atendimento da ocorrência.
