No dia 16 de maio último o vice-prefeito de Itaiópolis José Heraldo Schritzke, a secretária de obras Vanusa Zabudovski Schritzke e o secretário de agricultura Luciano Cordeiro foram até Joinville, onde fizeram duas importantes visitas em busca de parcerias e recursos.
Na primeira visita ainda pela manhã a conversa foi com a equipe administrativa da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, órgão que responde pela pasta da Secretaria Municipal de Agricultura e que faz a gestão e administração da CEASA (Central de Abastecimento) da cidade de Joinville.
O assunto em pauta levantado pelo secretário municipal de agricultura Luciano Cordeiro foi a comercialização de produtos da Agricultura Familiar de Itaiópolis na CEASA em Joinville. O assunto gerou boa conversa e abriu grandes possibilidades, uma delas foi a compra direta de produtos dos produtores itaiopolenses pela FMDR 25 de julho para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) haja vistas que em Joinville são entre 150 e 200 entidades cadastradas para recebimento de produtos oriundos do PAA e um Restaurante Popular em funcionamento.
Outra possibilidade é que os produtores itaiopolenses possam estar vendendo diretamente seus produtos na “pedra†(local onde os produtos são comercializados diretamente pelo produtor), e nesse caso tira-se o atravessador que é quem realmente leva os lucros da comercialização.
A conversa foi bastante proveitosa e ficou acordado uma nova visita ao CEASA e desta vez já com alguns produtores acompanhando, para que estes possam sentir o potencial de comercialização do CEASA Joinville.
No perÃodo da tarde, a Equipe Administrativa esteve na Delegacia da Receita Federal de Joinville onde protocolou ofÃcios contendo vários pedidos de doação de mercadorias apreendidas ao MunicÃpio. Na oportunidade a equipe foi recebida pelo delegado Klebs Garcia Peixoto Junior, que se comprometeu no compromisso de ajudar no que for possÃvel o atendimento dos pedidos expostos.
O vice-prefeito José Heraldo argumentou que a Secretaria Municipal de Obras está bastante debilitada com relação à quantidade de veÃculos e a manutenção da frota, e que esse problema também se reflete nas outras Secretarias. O delegado Klebs deixou bem claro que vai interceder em tudo que for possÃvel, mas que o processo pode ser um tanto lento devido a acúmulos de processos de 2012.
