Um vereador usou o microfone da Câmara durante a última reunião (25/11) para reivindicar ao poder executivo dez cargas de pedra ao agricultor Valmor Lukaschinski, que mora na localidade de Rio da Estiva. Segundo o parlamentar, o agricultor precisa de empedramento na estrada que dá acesso a sua propriedade, pois o caminhão que recolhe a produção de leite está tendo dificuldade em transitar pela via vicinal.
Segundo o parlamentar, a estrada não é particular e assim como Valmor, existem outros agricultores que usam a via para receber insumos e escoar a produção. O vereador explicou que a produção de leite em Itaiópolis está crescendo e que os agricultores estão ingressando nesta atividade como alternativa de renda. Para o vereador a Prefeitura tem de incentivar a produção leiteira, e no mÃnimo oferecer estradas em boas condições para o trânsito de caminhões que apanham a produção nas propriedades rurais.
O vereador também, disse na ocasião, que foi procurado por moradores da localidade de Rio Feio, que estão reclamando das péssimas condições da estrada municipal. Segundo o vereador, na comunidade os agricultores cultivam soja, milho, feijão, fumo, entre outros, mas estão tendo dificuldades de escoar a produção devido à precariedade da estrada.
O parlamentar disse que pediu ao prefeito para que levasse algumas cargas de pedra naquela estrada, mas até então nada foi feito e ficou apenas na promessa. O vereador disse que o agricultor Augusto Dobrychtop carregou com a ajuda de sua esposa e de dois filhos algumas cargas de pedra na carreta do trator, para espalhar na estrada municipal.
O vereador explicou que em uma das viagens a carreta do trator tombou e danificou completamente. O agricultor ficou indignado com a situação e com o prejuÃzo que sofreu. “Esse agricultor está indignado com a administração municipalâ€, disse o vereador.
O vereador disse que o agricultor o indagou de por que votar, alegando que precisa fazer manutenção da estrada particular e municipal por conta própria. O vereador disse que a administração pública precisa recuperar a estrada, pois logo vai iniciar a colheita do tabaco e as famÃlias precisam de estrada em boas condições para escoar a produção. Os vereadores também disseram que algumas estradas de outras localidades do municÃpio também estão ficando intransitáveis, e que precisam de manutenção com urgência, pois vai iniciar em breve o perÃodo das colheitas.
