Encontro hoje deve reunir avicultores de todo o país

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 01/03/2014 - 09h11

A Associação dos Avicultores do Planalto Norte promove hoje o 1º Seminário Nacional de Avicultores, cujo objetivo é debater melhorias no setor de avicultura e contará com a participação de várias lideranças regionais, estaduais e federais. O encontro será na Igreja Bom Jesus Km 9 em Mafra, às 15h.

Neste encontro a Fetaesc apresentará dez propostas para o setor, a pauta reivindicatória visa o desenvolvimento sustentável da produção de frango em SC.

Para os produtores a questão discutida hoje pelos avicultores não diz mais respeito ao preço pago pelo frango, mas sim a formalização de forma justa dos contratos de trabalho entre eles e as integradoras.

Só em Santa Catarina, mais de mil famílias de avicultores do Sul e do Planalto Norte vivem a maior crise do setor em duas décadas. Os produtores reclamam dos preços do frango pago pelas integradoras, que não cobrem os custos de produção e inviabilizam a permanência nas atividades.

Conheça as propostas

As 10 propostas para melhorar o setor e que serão apresentadas pelo representante da Fetaesc durante o evento em Mafra.

1) Que as empresas integradoras garantam a compra da produção do produtor integrado pelo tempo mínimo de amortização de todo investimento realizado pelo produtor.

2) Adoção de metodologia para realizar custos de produção de frangos em conjunto com a indústria e representação oficial dos produtores seguindo critérios de índices técnicos construídos por órgãos oficiais com conhecimento na área.

3) Que seja permitido o agricultor acompanhar o peso do frango e receber o ticket (romaneio) do peso dos frangos

4) Que a responsabilidade no processo de produção seja assumida em conjunto entre empresas integradoras e produtores. Que as empresas adotem tecnologia de produção sustentável, assumindo as responsabilidades em conjunto com os produtores.

5) Que a recuperação dos produtores com baixo índice de resultado econômico tenham apoio técnico da empresa integradora. Que seja realizado diagnóstico da situação e que se construa uma proposta de viabilidade técnica/econômica realizada pela empresa integradora com aval da representação dos produtores.

6) A remuneração por produtividade (conversão alimentar, índice de mortalidade e tecnologia) será acrescida a partir do valor mínimo considerado viável na produção.

7) A remuneração dos produtores seja considerada custos variáveis, custos fixos mais margem de lucro acrescido de bonificação pelo investimento no aperfeiçoamento de tecnologia, sendo que a metodologia dos índices técnicos seja construída por uma comissão técnica entre empresa integradora e representação dos integrados;

8) Intervalo de recebimento de lotes seja de até 22 dias, após este período o produtor integrado será indenizado pela empresa integradora no valor do último lote recebido por cada período de intervalo vencido;

9) Que o integrado não seja eliminado do processo de integração sem o aval das entidades representantes dos produtores;

10) Que a empresa adote galpão padrão para todos os integrados.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. ivori giacomin

    As propostas acima são boas para o avicultor, não acredito que somente uma região de produtores consiga grandes avanços e alcance as conquistas tão necessárias para os mesmos, somente uma união a nível nacional, reunindo representações de todas as regiões produtoras do País, possivelmente poderá ter a força necessária capaz de promover mudanças significativas.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.