Exploração do pré-sal abre 7 mil empregos na região Norte de SC

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 15/04/2014 - 14h01

O pré-sal, a exploração de petróleo em águas profundas, vai gerar, até 2020, mais de 7 mil vagas de emprego próximas à região Norte de Santa Catarina. A informação é da empresa OGW Brasil, que ficará responsável pela capacitação desses profissionais.

Metade das vagas destina-se ao atendimento em terra, no setor logístico, e o restante é para trabalho em alto-mar em uma plataforma de produção de petróleo a 200 km da costa, em Itajaí, ou em operações de apoio localizadas ao redor, informa o diretor comercial da companhia, Luiz Carlos da Silva.

As oportunidades mais próximas estendem-se do litoral de Itajaí até Paranaguá (PR). Em São Francisco do Sul, por exemplo, encontram-se algumas das vagas na área logística.

No Brasil, serão dois milhões de vagas nos próximos seis anos, sendo que 75% delas serão geradas por 200 empresas privadas, terceirizadas da Petrobras, cuja contratação não depende de concurso público. Os interessados na região podem se candidatar a qualquer uma delas.

Os salários variam de R$ 2 mil, para funções auxiliares que exigem ensino fundamental ou médio, a até R$ 35 mil, para os cargos mais altos de nível superior. As atividades englobam 185 categorias, entre elas soldadores, enfermeiros, administradores, engenheiros e dezenas de funções operacionais.

Escassez de mão de obra

De acordo com Silva, a demanda é crescente, mas as atividades ligadas à exploração do pré-sal já apresentam escassez de mão de obra em todos os níveis, em virtude da falta de qualificação, especialmente na área de petróleo e gás.

— Atualmente, estaleiros não conseguem produzir a quantidade de plataformas desejada pela falta de profissionais — afirma Silva.

Neste sábado, a OGW Brasil vai ministrar uma sequência de palestras no auditório da Expoville, para prestar informações sobre as oportunidades de emprego e de qualificação para quem quer atuar no pré-sal. O evento estende-se das 8 às 16 horas, com palestras de hora em hora. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.