Biblioteca pública de Itaiópolis recebe novo acervo de obras com a colaboração do Conselho da Comunidade

Publicado por Click Riomafra - 21/11/2014 - 16h07

A biblioteca pública de Itaiópolis “Governador Jorge Lacerda” recebeu mais de 20 livros novos, entregues pela presidente do Conselho da Comunidade de Itaiópolis, Rubiana de Fatima Tyszka Vieira, nesta terça-feira (18). As obras literárias foram recebidas com imensa alegria e orgulho pela servidora pública, representante da biblioteca, Rejane Gadotti, qual havia solicitado em setembro o apoio do Conselho para a aquisição de livros como meio de incentivar a juventude a frequentar a biblioteca, e se voltar para um mundo estimulador: o da leitura.

A biblioteca pública também assessora o Juízo da Comarca de Itaiópolis no atendimento de adolescentes para o cumprimento de medidas socioeducativas, por meio da aplicação de atividades relacionadas à leitura, como resumos de livros de seu acervo. Por isso, além de visualizar a leitura como um meio de desenvolver a capacidade intelectual e de conscientização dos jovens leitores sobre o mundo ao seu redor, os servidores da biblioteca entendem que a melhor forma de equacionar os problemas relacionados a crianças e adolescentes é pela estruturação e conscientização das famílias. Dessa forma, surgiu o pedido junto ao Conselho Municipal da Comunidade para aquisição de novas obras literárias que pudessem ajudar no processo de autoconhecimento e desenvolvimento de todos os frequentadores do acervo público, em especial aos jovens reeducandos absorvidos nesse contexto.

Aprovado o requerimento pelo Conselho da Comunidade de Itaiópolis, a Presidente e seus membros se empenharam em contribuir com o propósito desenvolvido pela biblioteca pública, resultando na entrega de diversas obras literárias de autoconhecimento, que será de grande interesse dos leitores do acervo. Os membros do Conselho da Comunidade e os servidores da biblioteca compreendem que a leitura não pode resolver totalmente o problema das crianças ou adolescentes, mas se empenham para ao menos oferecerem meios de mudança para a vida daqueles que se interessem em ampliar seus horizontes de conhecimento.

Para quem não conhece, o Conselho da Comunidade representa a comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal e está previsto no artigo 80 da Lei n° 7.210/1984 – a Lei de Execução Penal (LEP), sendo que sua criação é de atribuição do Juiz de Execução Penal da Comarca.  O Conselho da Comunidade, dentre as suas atribuições, pode contribuir com projetos sociais, como o aprovado em Itaiópolis, relativo à compra de livros para doação à biblioteca pública municipal, qual também auxilia a Justiça no cumprimento das medidas socioeducativas.

A colaboração do Conselho da Comunidade é motivo de agradecimento da biblioteca pública “Jorge Lacerda”, representada por sua servidora Rejane Gadotti, que faz um convite a todos da comunidade para que frequentem o mundo da leitura e também, na medida que possam, colaborem com a doação de livros para oportunizar a mais pessoas, principalmente crianças e jovens, um despertar para o conhecimento.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.