Extensionista rural da EPAGRI de Itaiópolis recebeu medalha do mérito funcional

Publicado por Click Riomafra - 28/11/2014 - 23h57

O extensionista da Epagri de Itaiópolis, Enio Frederico Cesconeto recebeu a Medalha do Mérito Funcional “Alice Gilhon Gonzaga Petrelli” em evento realizado nesta terça-feira, 25 de novembro, no auditório Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, prestigiado pela gerente regional da Epagri de Mafra, Bernadete Grein e pelos diretores Paulo Roberto Lisboa Arruda e Neiva Dalla Vecchia.

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e vários secretários de Estado, entre eles o de Agricultura e Pesca Airton Spies, participaram da cerimônia que premiou 72 funcionários públicos exemplares de Santa Catarina. “Pela primeira vez fui indicado a receber o Prêmio de Mérito Funcional e foi com surpresa e com grande alegria que durante a semana passada soube que tinha sido escolhido”, afirmou Enio em mensagem dirigida aos funcionários da Epagri, agradecendo a gerente Bernadete Grein e aos colegas da gerencia de Mafra que o indicaram, além do presidente Luiz Hessmann e toda a diretoria que confirmaram a escolha.

Declarou ser uma pessoa dedicada ao trabalho, que gosta do que faz e sabe a importância da ação do extensionista para as pessoas do meio rural. “Quando estamos em contato com as famílias rurais, somos observados e nos tornamos referências para muitas crianças, jovens e agricultores e agricultoras com os quais convivemos”, revelou, dedicando a medalha a todos que fazem o trabalho com eficiência e satisfação e pelo desenvolvimento rural de Santa Catarina.

Natural de Orleans e tendo completado mais de 28 anos de serviços à Epagri, Enio foi responsável pelo trabalho de Apicultura  no Planalto Norte desde 2011 até meados deste ano, trabalhando no planejamento, execução e cumprimento das metas em 13 municípios do território, com ênfase para a articulação interinstitucional na formação e consolidação do grupo Temático de Apicultura  do grupo gestor do entreposto de mel de São Bento do Sul.

Trabalhou de forma pioneira no Estado na inclusão de apicultores na certificação orgânica solidária através da Rede Eco Vida de Certificação Orgânica de Mel. Idealizou, incentivou a formação e trabalha junto ao projeto de seleção e criação de rainhas de abelhas africanizadas realizado por um grupo de apicultores dos municípios de Itaiópolis e Santa Terezinha, em experiência inédita no Brasil, visando a melhoria das abelhas para a resistência a doenças e a melhoria da produtividade das colmeias. Contribuiu com o desenvolvimento da Apicultura Estadual participando e ministrando palestras e minicursos nos últimos Três Encontros Catarinenses de Apicultores em Joinvile, Itapiranga e Içara. Foi um dos idealizadores do Kit Apicultura e, na região de Mafra em 2014, mesmo não estando mais à frente do trabalho de apicultura, contribuiu com a articulação e implementação das cotas estabelecidas. Elaborou de agosto a outubro de 2014 a manifestação de interesse e o projeto estruturante aprovado pelo SC Rural “Estruturação da cadeia apícola do município de Itaiópolis”.

Com sua experiência hoje na função de extensionista local, Enio trabalha com dedicação e faz o repasse de seus conhecimentos sobre apicultura e outras áreas em que atua, para os técnicos da região, contribuindo com a superação das dificuldades e melhoria da qualidade de trabalho da Epagri.

Diretora Neiva Dalla Vecchia, Enio e Bernadete Grein - Gerente Regional da EPAGRI de Mafra

Enio com o Secretário de Agricultura e Pesca Airton Spies

Enio com um grupo de funcionários premiados

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Turbo

    Parabens Enio, colhe o que plantou.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.