Dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 18/05/2015 - 15h57

Segunda-feira, dia 18, é o Dia da Luta Antimanicomial que foi instituído no ano de 1987 durante o Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental na cidade de Baúru/SP, que discutiam denúncias de abusos e violação de direitos humanos em manicômios, quando adotaram o lema: “Por uma sociedade sem manicômios”.

Após o movimento de 1987 foi criada a lei 10216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, quando os hospitais psiquiátricos começaram a ser fechados sendo substituídos pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, pelas Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, entre outros.

O CAPS de Itaiópolis apoia o Movimento da Luta Antimanicomial atendendo pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, evitando as internações e desenvolvendo atividades para a reabilitação psicossocial como grupos, consulta médica, atendimento individual, visitas domiciliares, atendimento familiar e oficinas terapêuticas.

O CAPS fica na rua Alois Tyska, ao lado do Hospital Municipal Santo Antônio, e conta com a seguinte equipe de trabalho: coordenador e psicólogo – Marcos Nunes; assistente social – Marina Marquetti; terapeuta ocupacional – Franceli Groskopf; médico psiquiatra – José Lúcio da Silveira; enfermeira – Esperança P. Martins; técnica de enfermagem – Solange Bodnar; recepcionista – Edinéia Zelovate; servente de limpeza – Sirlei Zapora; auxiliar – Maristela Jorge e estagiaria de psicologia – Márcia Bednarski. Telefone para contato 3652-2768.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.