Epagri, UFSC e MDA levam Fruticultores do planalto norte em Missão Técnica para a Serra Gaúcha

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 12/07/2014 - 11h35

Nos dias 24 e 25 de junho sócios da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense – CooperPomares de Monte Castelo, da Cooperativa de Fruticultores de Major Vieira – Coopermavi, fruticultores de Irineópolis, Canoinhas, Itaiópolis, Papanduva, lideranças locais, profissionais da iniciativa privada e extensionistas da Epagri do Planalto Norte Catarinense, realizaram uma excursão técnica pela Serra Gaúcha, com objetivo de conhecer o processo produtivo orgânico, a agregação de valor aos produtos, a organização na comercialização da cadeia da fruticultura daquela região, bem como possibilitar a troca de experiências entre produtores rurais.

No primeiro dia, o grupo conheceu a Cooperativa Aecia de Agricultores Ecologistas de Antônio Prado, Econativa – Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC – filial de Ipê, Cooperativa Nova Aliança de Flores da Cunha, assistiu palestras sobre manejo da produção orgânica, relatos dos processos de associativismo, da formação das cooperativas e sobre a organização na comercialização de produtos orgânicos.

No dia 25 foi possível conhecer o Instituto Morro da Cutia que atua na área da agroecologia formando e assessorando trabalhadores da agricultura familiar no município de Montenegro. Também visitaram a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus em Montenegro que conta com uma unidade beneficiadora para limpeza, seleção, classificação, embalagem e armazenamento dos cítricos, câmaras frias para a conservação das frutas, uma planta para extração de óleos essenciais orgânicos e uma unidade de processamento de sucos orgânicos.

O grupo ficou hospedado na Casa da Atafona em Montenegro, local de turismo rural que resgata o modo de viver do início da colonização alemã na região.

A missão foi objeto de projeto da Fapeu/UFSC/MDA, que desde 2008 realiza ações para alavancar a fruticultura no Planalto Norte Catarinense, conjuntamente com a Epagri. O engenheiro agrônomo Gilberto Neppel, que lidera as ações da Epagri na fruticultura, juntamente com o professor Aparecido Lima da Silva da UFSC estiveram presentes na missão. Neppel enfatizou que a excursão foi positiva segundo as avaliações dos produtores com os quais conversou, assim como pelos formulários de avaliação que são respondidos pelos participantes.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.