Moradores do interior de Itaióplis não suportam mais interrupções de energia elétrica

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 25/10/2014 - 11h32

Os moradores das comunidades de Alto Serra da Baia e Rio do Bispo no município de Itaiópolis, estão colhendo assinaturas para um abaixo assinado solicitando providências com relação aos frequentes cortes no abastecimento de energia elétrica na região.

A energia vai da sede do município para estas comunidades e a linha de transmissão passa dentro de uma área de reflorestamento de eucalipto, com árvores de até 30 metros de altura, quando ocorrem ventos mais fortes, galhos e inclusive árvores inteiras caem nas linhas, rompendo os cabos. Após cada ocorrência, cerca de 20 famílias ficam sem energia.

Após acionado os serviços da Celesc, que refaz a ligação com uma demora de no mínimo 4 horas, chegando as vezes até 72 horas em alguns casos para reestabelecer o fornecimento de energia. Somente no ultimo mês de setembro, foram duas ocorrências de falta de energia por longos períodos por este mesmo motivo.

A falta de energia causa prejuízos domésticos (falta de abastecimento de água, perda de alimentos refrigerados/congelados) e prejuízos  na produção, visto que a maioria das famílias tem sua  renda principal pautada na fumicultura que necessita de beneficiamento na propriedade.

Já no ano de 2013 estes fatos aconteciam com frequência, sendo solicitado a Celesc providencias. Inclusive foram movidas ações contra a Celesc pelos prejuízos causados na produção de fumo. Os moradores já solicitaram ao dono das árvores (que não mora no local) que retire aquelas que podem causar danos na rede elétrica. Também foi levado ao conhecimento da promotoria e Prefeitura. Mas infelizmente, apesar de todos os esforços, os moradores daquelas comunidades, continuam sofrendo com a falta de providências para solucionar este problema.

Cansados de sofrerem com a falta de energia elétrica, causada na maioria das vezes por este mesmo problema, estas comunidades já sem saber a quem recorrer tentam agora através de uma abaixo assinado sensibilizar as autoridades e a Celesc, para que enfim  seja tomada alguma atitude para resolver o problema que afeta há anos as duas comunidades que alegam que pagam pela energia elétrica e precisam dela inclusive para o sustento de suas famílias. Desabafam os moradores que: “somos trabalhadores, pagamos nossos impostos e energia elétrica, dependemos de nossas propriedades para tirar nosso sustento, merecemos um pouco de atenção e dignidade, por parte das autoridades e da Celesc” – desabafam os moradores do Alto Serra da Baia e Rio do Bispo do município de Itaiópolis.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.