Mulheres do campo se reúnem em mais um encontro

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 28/08/2010 - 20h51

Mais de 300 mulheres agricultoras de Itaiópolis participaram do sétimo encontro da Mulher Agricultora de Itaiópolis, realizado no último dia 24 de agosto nas dependências do salão de festas da Igreja Luterana. O evento teve início às 13h e encerrou por volta das 17h. Participaram dessa tarde especial, mulheres agricultoras de várias regiões do município. Pelo menos três ônibus foram disponibilizados pela equipe de organização da Epagri para o transporte das participantes das microrregiões de Rio do Pito, Moema e Santo Antônio.

A Gazeta de Itaiópolis entrevistou a responsável pela organização geral do encontro, Telma Koene, que atua como extensionista social da Epagri. Segundo Telma, o encontro visou propiciar um dia diferente e especial para a mulher do campo e na programação foi incluído palestras, recordação de momentos e fatos, confraternização e oferecimento de lanche. Telma explicou que houve dinâmica e interação entre as mulheres que palestravam e as que assistiam. Os temas abordados visavam elevar a estima pessoal da mulher agricultora, que de anos sofre com paradigmas culturais onde o homem encarava a mulher como serviçal, atribuindo afazeres domésticos e a lida na lavoura. Mas, por outro lado, essa cultura rudimentar está rechaçando, pelo que avaliou Telma.

As mulheres do campo hoje têm mais iniciativa, são mais ousadas e participam das decisões e até da gestão financeira dos lares. Conforme Telma, o ciclo de palestras mostrou que o homem também deve ser solidário e participar das atividades domésticas como, por exemplo, ao final do dia servir chimarrão e fazer o jantar para a esposa. Isso seria inverter o processo cultural, que preconiza justamente o inverso: a mulher trabalha na roça e é responsável pelos afazeres do lar. Ainda, segundo Telma, esse estereótipo está se rompendo, mas a mulher tem de ter mais iniciativa. Durante o evento as mulheres assistiram à palestra “Gênero – a mulher no meio rural”, ministrada por Queli Anschau, que é assistente social e representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em seguida houve a apresentação da escola de dança da Casa da Cultura de Itaiópolis. Às 15h15, as mulheres assistiram a mais uma palestra intitulada “A mulher: profissão agricultora” que foi ministrada por Lucia Mabel Saavedra Bosses, que é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município de Campo Alegre. Junto à programação da tarde, aconteceu a exposição de artesanato das agricultoras de Itaiópolis. Participaram do encontro, inscritas oficialmente 307 mulheres, mas a organização estimou em 320. Segundo Telma, as novidades para a mulher do campo do município não se resumem apenas ao encontro. Para outubro está programada uma capacitação de políticas públicas para mulheres onde serão tratados assuntos do Pronaf Mulher, linhas de crédito específicas, previdência social e projetos, além de outros temas. A equipe de organização da Epagri, na pessoa de Telma Koene e Nelson Richter agradece a todos que colaboraram na organização do evento e de maneira especial ao comércio local, aos bancos, as cooperativas, aos Sindicatos, em especial ao Sindicato Rural de Itaiópolis que intermediou junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) o patrocínio do lanche e da palestrante Lucia Mabel do Sindicato de Campo Alegre, a prefeitura e as demais entidades que auxiliaram para o êxito do encontro.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.