Segurança na aplicação de agrotóxicos é ampliada com treinamento em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 01/08/2015 - 14h25

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizou o treinamento de “Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos” para capacitar produtores rurais sobre a aplicação de agrotóxicos. O curso foi realizado na última quinzena do mês de julho, na comunidade de distrito de Itaió, em Itaiópolis. A iniciativa e organização do evento partiram do Sindicato dos Produtores Rurais do município e da empresa Sousa Cruz.

O treinamento foi sobre agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins vinculados a norma de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. O trabalho auxilia no cumprimento do que está estabelecido no item 31.8.8 da NR-31, Portaria no 2.456, de 14 de dezembro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o Presidente do Sindicato Rural,  Mauro Kazmierczak, o curso serve para uma correta aplicação com o devido conhecimento sobre os agrotóxicos e a correta manipulação dos equipamentos de proteção individual, pois dessa maneira os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais podem ser minimizadas, protegendo a integridade e a capacidade de trabalho do produtor. O treinamento foi gratuito e auxiliou no cumprimento da NR-31.

O engenheiro florestal, agricultor e prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Maicon Diego Duffecky, enfatizou a importância de qualificar a mão de obra dos trabalhadores rurais para ampliar os resultados nas atividades, com uma atuação mais assertiva e eficaz. Segundo o engenheiro, no início do treinamento foram colocadas as principais dificuldades dos agricultores em suas vivências e foram buscadas as solução na prática. “A avaliação da turma é positiva, pela participação, compreensão e execução das ações. Os agricultores estavam ansiosos pela informação e se dedicam para colocar em prática aquilo que é abordado”, observou.

O treinamento não ficou apenas na teoria, foi abordada também a questão de saúde e segurança na aplicação e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e também todo o assunto em torno da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com o princípio de “aprender a fazer, fazendo”. Conforme a NR-31, as ações de segurança e saúde devem contemplar a melhoria das condições e do meio ambiente de trabalho, a promoção da saúde e da integridade física dos trabalhadores rurais, sendo realizadas campanhas educativas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Senar/SC promoverá 373 treinamentos gratuitos em todo o estado beneficiando mais de 6.000 participantes

No município de Itaiópolis serão realizados em agosto os treinamentos de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas e de colheitadeiras automotrizes, tratamento de madeira, embutidos e defumados de carne de frango, conservação do solo, artesanato com pintura e com bordado e inclusão digital – informática básica.

As informações sobre outros cursos do Senar oferecidos no município e no estado poderão ser obtidas no site www.senar.com.br e na sede do sindicato.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.