
Na última segunda-feira (12) os prefeitos da região do planalto norte se reuniram em Canoinhas na 3ª assembleia ordinária. Entre os assuntos estava a Casa de Apoio para tratamento oncológico de Porto União; os preparativos para o Programa Planorte Leite, cujo lançamento ocorre no dia 23 de maio em Canoinhas; o grupo de trabalho para elaboração do projeto Universidade Fronteira Sul; a nova Agenda Federativa de Brasília; a homologação dos valores de contribuição dos associados e assuntos gerais.
A reunião iniciou com uma explanação da assistente social da Casa de Apoio de Porto União, a qual, segundo ela, não tem vínculo político/partidário/ideológico/religioso e que recebe pacientes de todos os municípios em tratamento oncológico. O pernoite é gratuito para o paciente e um acompanhante. A intenção da casa é alterar estatuto para outras doenças, como para quem faz hemodiálise, por exemplo. Para tanto, pediram apoio dos prefeitos e colaboração para formalizar pedido de utilidade pública dos municípios, como um primeiro passo, para uma parceria futura.
Em seguida o assessor territorial do Território da Cidadania, Arnaldo Luiz Milan agradeceu o acolhimento da associação e falou um pouco sobre o trabalho e sobre como os municípios participam do programa.
Logo após, o gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg e Valdomiro Sudoski, coordenador do Planalto Norte da Pecuária explanaram sobre o programa Planorte Leite, que será lançado oficialmente em Canoinhas no dia 23 de maio, a partir das 8h30min.
Agenda Federativa
Os prefeitos discutiram a melhor data para irem novamente a Brasília para manter a agenda federativa viva. A viagem ficou marcada para os dias três, quatro e cinco de junho. Lá devem tratar de assuntos como habitação, gás natural, ferrovia, turismo ferroviário, relações institucionais, integração, entre outros.
A assessoria de projetos da associação vai marcar com deputados, Ministérios e Secretarias. Na assembleia também foi demonstrado a importância de uma assessoria, pois a mesma auxilia na busca de programas governamentais, prazos, documentos necessários, alimentação de sites com informações, entre outros.
Universidade
Com relação à universidade, foi demonstrado como está a situação do grupo de trabalho para o desenvolvimento do projeto da vinda da Universidade Federal Fronteira Sul para o Planalto Norte. Os prefeitos entraram em um consenso que devem lutar juntos pelo pleito e por isso indicaram quatro municípios para apresentarem proposta de terreno e viabilidade à reitoria: Canoinhas, Três Barras, Mafra e Porto União.
Neste momento, lembrou-se que todos os assuntos inerentes à universidade devem ser tratados em Brasília via entidade, para demonstrar união e força. A próxima assembleia ordinária será realizada em Porto União, com data a definir.
