Lobo-guará morre atropelado na BR-280

Publicado por Click Riomafra - 28/08/2013 - 10h26

Por Cesar Moreira Paes (Professor e Biólogo)
Mafra, SC

No dia 24 de agosto de 2013, o professor e Biólogo Cesar Moreira Paes da Universidade do Contestado (UnC), recebeu a informação sobre o atropelamento de um Lobo-guará ocorrido na rodovia BR-280 no município de Três Barras/SC. Para confirmar os dados recebidos o professor se deslocou até o local mencionado e quando chegou avistou o animal sem vida e caído no acostamento. A Polícia Ambiental de Canoinhas foi informada sobre o fato onde foi emitido o termo de entrega de animal silvestre, para que a universidade possa ser a fiel depositária do espécime. Na sequência a carcaça foi coletada e trazida para UnC/Mafra onde será taxidermizada (ou seja, empalhada).

“O Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), é encontrado no Brasil nos biomas do Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. É um animal de grande porte seu corpo pode medir de 95 a 115 cm de altura e pesar de 20 a 30 Kg. Possui membro comprido, cabeça pequena em relação ao corpo, orelhas grandes e focinho longo. Na região anterior do dorso apresenta pelos longos e negros, semelhantes a uma crina. Sua coloração varia do marrom ao alaranjado, com extremidades dos membros e focinho negros e cauda com ponta branca. Apresenta hábito solitário, crepuscular e noturno com uma dieta baseada em pequenos mamíferos como tatus e roedores, além de aves, répteis, insetos e frutos”. (REIS, 2009).

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Lobo-guará é considerado uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável, sendo ainda objeto de um plano de ação nacional cujo objetivo é a sua conservação. As principais ameaças ao Lobo-guará vêm da conversão de terras para agricultura, do fato de ser susceptível a doenças de cães domésticos e de acidentes, como atropelamentos em estradas.

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. defensor

    sera que daqui a alguns anos so poderemos contar hestorias para noss crianças desses magnificos e belos animais?

  2. Barbara

    Sim inúmeras vezes,pois de tanto passar por esse trecho ,que digo varias multas que tive…se aconteceu sem querer tudo bem,mas ja vi varias pessoas que matam de proposito!!!E ai neste trecho de Tres Barras,se você ultrapassar ou fazer qualquer ato…ja vem a multa registrado o que foi feito…nisso que me refiro….da pra enteder???????

  3. Adonis

    Tanto político atravessando ruas por aí e foram atropelar logo o Lobo Guará..

  4. Sergio

    Barbara alguma vez você ja dirigiu em uma BR???
    Se sim você deve saber que a 80 km/hr é quase impossível desviar de um animal que sai do meio da mata e pula em frente do carro sem contar no risco que você corre de se acidentar para salvar a vida do animal então antes de postar uma bobeira igual esse que você postou pense o que faria no lugar do motorista causaria um acidente podendo matar outras pessoas sendo acusado de homicídio culposo ou ate perder a própria vida ou fazer o possível para reduzir a velocidade e caso n conseguisse atropelar o animal???

  5. Barbara

    Engraçado…se passarmos um pouco do limite da velocidade permitida,não sei como recebemos multa..e pq agora não sabe quem foi o autor do atropelamento do animalzinho?impossível,policiais multarem pela velocidade,mas agora não registarem a placa do veiculo que matou esse animal?ou melhor este animal que atropelou este ser!!!como que fica isso??

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.