
Aconteceu na tarde da última terça-feira (22), no municÃpio de Agudos do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, a cerimônia de inauguração da ampliação do prédio do Núcleo de Apicultores da Região Suleste do Paraná, a NAPSUL.
O evento contou com a presença de vários apicultores das cidades filiadas, além do prefeito anfitrião Antônio Gonçalves da Luz, do vice-prefeito Agustinho Trémeia, do prefeito de Campo Alegre (SC), Vilmar Grosskpf, vereadores e secretários do municÃpio e região.
De acordo com o presidente da instituição Wanderlei Rocha dos Santos, onze municÃpios fazem parte da NAPSUL hoje, sendo eles: Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais, Mandirituba, Quitandinha, São Mateus do Sul, Rio Negro e as cidades catarinenses de Mafra, Campo Alegre e Joinville. No total, 65 apicultores estão associados no núcleo.
“Para nós hoje é um dia festivo, pois, estamos dando mais um passo para o crescimento e desenvolvimento da NAPSUL na regiãoâ€, frisou o presidente do núcleo sobre a ampliação que custou aproximadamente R$ 100 mil, oriundos da Fundação do Banco do Brasil.
Fundada em 2003, neste perÃodo o Núcleo de Apicultores da Região Suleste do Paraná fez vários investimentos na infraestrutura visando à ampliação do espaço fÃsico, e também com a aquisição de novas máquinas. No local, os apicultores cadastrados na entidade participam de cursos e aperfeiçoamentos para ampliar suas colméias e também pode usar o Serviço de Inspeção Federal, o SIF, o qual dá direito para que os apicultores comercializem seus produtos em todas as cidades brasileiras.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Quitandinha, Gerson Rogoski, presente no evento, é de suma importância a presença da NAPSUL na região, a qual possibilita dar novas oportunidades de renda complementar para as famÃlias que trabalham com abelhas.
Além do secretário, também estiveram presentes no evento o vereador quitandinhense Marquinhos da Acarpa e os apicultores Paulo Vergenski e João Vosniaki.
