Neco Prado no lançamento da Patrulha do Campo

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 16/11/2012 - 22h13

O prefeito de Quitandinha, Neco Prado, participou na manhã desta última segunda-feira (12), do lançamento oficial do Programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado. A solenidade foi coordenada pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba,

De acordo com o governador, o programa consiste em repassar máquinas e equipamentos a consórcios de municípios para recuperação e modernização de estradas rurais. Trinta patrulhas, de um total de 60 que serão adquiridas pelo Estado até 2014, já estão à disposição das prefeituras, segundo Beto Richa.

Cada patrulha, segundo Neco Prado, será composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

“O custo de uma patrulha é muito alta para os municípios, principalmente para os pequenos. A vinda destes maquinários contribuirá muito, pois agregará máquinas qualificadas e eficientes com o baixo custo para realização deste trabalhoâ€, explicou o prefeito de Quitandinha, que desde quando era presidente da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, batalhava pela patrulha mecanizada na AMSULEP.

Além de maquinário, o governo ainda irá dar suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios.

“As obras de adequação e melhoria dessas vias têm sido a maior demanda por parte dos municípios ao Governo do Estado. Estamos cumprindo um compromisso assumido com os prefeitos e renovando a frota de máquinas, que estava sucateada. Queremos fortalecer a agricultura e a pecuária, a base da economia paranaenseâ€, disse Beto Richa.

O Patrulha do Campo será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, a Codapar. As prefeituras devem se responsabilizar pelos operadores de máquinas. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) cedem os equipamentos e vão capacitar os operadores de máquinas.

TRÃFEGO

O estado do Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais, por onde passam 30 milhões de toneladas de grãos por ano e um grande volume de frangos, suínos, bovinos, leite, madeira, hortaliças, insumos agrícolas, entre outros produtos do meio rural. A trafegabilidade também é fundamental para o bom funcionamento do transporte escolar, do acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.