A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última quarta-feira (13), o 9º Encontro do Produtor Rural. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde reuniu aproximadamente 450 produtores do município.
Direcionado para todos os produtores quitandinhenses, o encontro fez parte das festividades do 51º aniversário de Quitandinha e contou com a presença do prefeito Neco Prado e do deputado estadual Anibelli Neto.
“Nos últimos anos reestruturamos as secretarias, em especial a de Agricultura e Meio Ambiente, justamente para melhor atender os nossos produtores. Além disso, diversos outros investimentos foram feitos com o intuito de melhorar a vida do homem do campo. A festa existe em função do nosso produtor rural e todos estão de parabéns”, frisou Neco Prado.
Anibelli Neto também destacou a atuação dos produtores. “É uma alegria muito grande poder estar aqui com os produtores quitandinhenses, pessoas com quem eu tenho um carinho muito especial. Dependemos do homem do campo e essa valorização é muito importante acontecer com a realização destes eventos”, afirmou o deputado estadual, que recentemente teve uma proposta aprovada na Assembleia Legislativa, a qual também ampliava a isenção da luz rural para os fumicultores.
Para o decorrer do evento, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preparou palestras direcionadas para o homem do campo. Auditores da Receita Estadual estiveram no encontro para tratar sobre a Nota do Produtor, tema este abordado por Jaime Massolar da Silva.
O representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a FAEP, trouxe informações importantes sobre a aposentadoria dos produtores rurais. “O correto, quando for fazer a impressão do bloco de nota, é colocar o nome do produtor e da esposa. Isso facilita na hora que a esposa for solicitar o direito de aposentadoria”, explicou o assessor Previdenciário da FAEP, Eleutério Czarnet, lembrando ainda que o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos.
O gerente da agência dodofumo rural.ENAR de not Banco do Brasil de Quitandinha, Claudiomar Turra, tratou das linhas de Crédito Rural e a importância do agricultor não deixar para agilizar a documentação na última hora. “Estaremos iniciando a liberação de crédito para safra 2012/2013 no próximo mês e todos devem começar a se organizar para fazer o PRONAF”, comentou ele.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Rogoski, está foi uma festa especial dedicada especialmente ao produtor, este o maior gerador de emprego e renda para o município de Quitandinha. “Agricultura indo bem, o comércio vende mais, contrata novos funcionários e todos crescem juntos”, explicou o secretário.
O evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Quitandinha, Gilson Ribas, dos vereadores Marquinhos da Acarpa, Zé Ribeiro, Loir Esconiski, além da primeira dama e secretária de Assistência Social, Silvia Anderle, a vice-prefeita Maria Júlia Wojcik, do vice-prefeito de Agudos do Sul, Agustinho Trémeia, comerciantes, líderes comunitários e população em geral.
PRÊMIOS
Encerrando a programação, os organizadores da 9ª Festa do Produtor Rural de Quitandinha preparou o sorteio de vários brindes aos participantes do evento. Entre os principais, Romildo Kmiecik, da Comunidade do Ribeirão Vermelho, ganhou um triturador. Diego Dural, da localidade do Campestre, levou uma plataforma.




