A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está colocando toda a infraestrutura do município à disposição dos agricultores interessados em fazerem o financiamento através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O prazo termina no dia 10 de novembro.
De acordo com técnico agrícola e vereador Marquinho da Acarpa, os agricultores, além de fazerem o financiamento para o custeio da safra, também podem usar os recursos do Pronaf para a aquisição de tratores, equipamentos agrícolas e veículos utilitários a uma taxa de 2% ao ano.
Neste caso, segundo o vereador, os agricultores interessados devem reunir toda a documentação e dar entrada ao processo o mais rápido possível para não perder o prazo.
O gerente da Agência do Banco do Brasil de Quitandinha, Claudiomar Turra, informou que é a unidade bancária que está liberando o dinheiro para os custeios da safra 2012/2013 e também para os outros investimentos, como a ampliação dos negócios na agricultura e a compra de maquinários ou veículos. “Estamos trabalhando com créditos com taxas especiais, mas os nossos agricultores precisam agilizar para não deixarem para última hora”, lembrou.
Turra frisou ainda que 97% dos projetos que hoje chegam ao Banco do Brasil são feitos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o que tem agilizando todo o processo, além de não terem custos aos agricultores quitandinhenses.
“Como vereador apresentei uma proposição na Câmara Municipal viabilizando que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fique à disposição dos nossos agricultores para realizar estes projetos. Além de não terem custos, isso ainda tem garantido mais agilidade nestes financiamentos rurais”, concluiu Marquinho da Acarpa.
