Câmaras de vereadores devem incorporar valor da verba de representação ao subsídio do presidente, diz TCE/SC

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/02/2015 - 11h23

As câmaras municipais devem incorporar o valor da verba de representação ao subsídio do presidente no período legislativo em curso. A orientação é do Tribunal de Contas de Santa Catarina e encontra amparo no art. 39, § 4º, da Constituição Federal e no prejulgado n. 2106/2014.

Segundo o dispositivo constitucional, é vedado o pagamento de verba remuneratória além do subsídio a membros de Poder e detentores de mandato eletivo. No entendimento do TCE/SC, a forma mais adequada constitucionalmente de remunerar em quantia superior os presidentes de câmaras em relação aos demais vereadores é por meio da fixação de subsídios diferentes.

Em decisão publicada na edição de 3 de fevereiro do Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC, com base no voto do relator do processo (@CON-14/00437722), conselheiro Wilson Wan-Dall, a Instituição alerta que “caso o novo valor do subsídio resulte na extrapolação de qualquer limite constitucional ou legal, deve-se aplicar o redutor.”

Embora a Constituição da República determine que o subsídio dos vereadores seja fixado para a legislatura subsequente, o Prejulgado n. 797 – item 2 – autoriza a incorporação do valor pago como verba de representação ao subsídio do Presidente no curso do mandato.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.