Arremessando em Ventos Fortes

Publicado por Samuel Charane - 16/05/2011 - 08h49
Olá, bumeranguers!
Ventos fortes são um problema para quem vai arremessar. Não importa o quanto o bumerangue é adaptado pra esse tipo de vento, se o atleta não tiver habilidade o suficiente, não terá sucesso nos arremessos. Aqui vão algumas dicas de como lidar com vento forte:

SURFANDO NO VENTO
Essa é a maneira mais simples de compensar os ventos fortes. Arremessem o bumerangue com bastante elevação (pra cima) e inclinação (lay over) e coloquem bastante giro, mas com o mínimo de força possível. A velocidade do vento vai dar ao bumerangue toda a força necessária para que ele volte e vai evitar que ele caia no chão. Assim, vai parecer que ele está surfando no vento como um surfista nas ondas. Em ventos muito fortes, soltem o bumerangue com uns 40º de elevação e 45º de inclinação e vão ajustando de acordo com o modelo. Apesar de ter um efeito legal, é a maneira menos eficaz das quatro que apresento aqui. Mas pra quem já tem alguma experiência e consegue controlar o braço, essa é uma boa dica.
ARREMESSO CORCUNDA (OU “SOBRE O MURO”)
Arremessem o bumerangue com bastante força, com a maior elevação e a com menor inclinação que conseguirem. O bumerangue irá subir, depois cair bastante e subir um pouco novamente no retorno. Em dias de vento fraco, o bumerangue voaria alto e cairia no chão no meio do trajeto, mas o vento forte evita a queda enquanto o leva de volta ao ponto de partida. Não recomendo que iniciantes tentem esse tipo de arremesso.
ARRASTO E PESOS
São as maneiras mais eficientes de lidar com ventos fortes. O arrasto reduz a velocidade do bumerangue e evita que ele passe por cima da cabeça de quem arremessou quando retorna. O arrasto pode ser criado deixando as bordas de ataque mais quadradas, através de furos, com o uso de elásticos ou de flaps. Já os pesos aumentam a massa do bumerangue, deixando ele mais difícil de ser carregado pelo vento. Vejam como  fazer tudo isso na seção de Regulagens. Para quem está começando a tentar arremessos em ventos fortes, essas são as melhores opções.
A melhor forma de aprender a arremessar em ventos fortes é tentando e insistindo. Experimentem combinações de todas essas dicas, e testem diferentes ângulos em relação à direção do vento, adaptando a diferentes modelos de bumerangues. Agora, se vocês tiverem medo de arremessar nessas condições, comprem uma pipa.
Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho
http://bumerssa.blogspot.com
- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.