Pesos e Flaps

Publicado por Samuel Charane - 17/05/2011 - 09h07

Olá, bumeranguers!

 Existem milhares de maneiras de regular um bumerangue para conseguir milhares de efeitos diferentes, por isso saber de alguns truques nunca é demais. Aqui vão algumas dicas de como posicionar pesos e flaps.
PESOS

  • Peso no ponto 1: aumenta a distância e deixa o voo elíptico (em forma de “U”);
  • Peso no ponto 2: reduz a distância e deixa o voo mais baixo;
  • Pesos nos pontos 2 e 4: deixa o bumerangue mais resistente ao vento;
  • Peso no ponto 3: reduz a distância
  • Peso no ponto 4: faz o bumerangue cair à frente do lançador (sem chegar a ele) e deixa o voo mais alto;
  • Peso no ponto 5: aumenta a distância e a rotação e faz o bumerangue voar em “S”;
  • Pesos nos pontos 1, 3 e5: aumenta a distância e a rotação e faz o bumerangue cair à frente do lançador.

 

Colocar um elástico onde é indicado na figura (“Gomas elasticas”) reduz o giro e faz com que o bumerangue não caia depois do lançador em ventos mais fortes, além de deixá-lo sem giro na chegada.

FLAPS

Os flaps são pedaços de fita adesiva (ou mesmo esparadrapo) colados sobre as asas para criar turbulências e estabilizar o voo, pois reduzem a eficiência das asas e melhoram a resistência do bumerangue a ventos mais fortes. Podem alterar bastante as características do voo de um bumerangue que o fazem parecer um novo modelo (com a vantagem de serem uma alteração reversível). Geralmente são colocados na parte de cima do bumerangue e foram criados pelo neo-zelandês Earl Tutty.

  

Modelos com mais de duas asas:

  • Flap no ponto A: reduz o giro e aumenta a distância;
  • Flap no ponto B: reduz o giro e deixa o voo mais baixo;
  • Flap no ponto C: reduz um pouco o giro e aumenta um pouco a distância.

Modelos de duas asas

  • Flap no ponto D: reduz um pouco a rotação e deixa o voo mais baixo;
  • Flap no ponto E (na parte de baixo do bumerangue): reduz um pouco a rotação e deixa o voo mais alto;
  • Flap no ponto F: aumenta a distância;
  • Flap no ponto G: reduz a rotação e aumenta a distância

 

Com isso vocês já podem encarar condições de tempo adversas, já que boa parte dessas regulagens (as que reduzem o giro) deixam os bumerangues mais resistentes ao vento. Lembro que tudo isso pode ser combinado entre si e com outras formas de regulagens, basta ter criatividade para descobrir o que cada combinação pode fazer.

Bons ventos a todos!

Ítalo Carvalho.http://bumerssa.blogspot.com

Referências utilizadas:

O material desse post foi baseado em informações disponíveis no sita da Asociación Española de Bumerán Deportivo

Regulando o bumerangue

Olá, pessoas!

 A maioria dos bumerangues já vem pronta pra arremessar, mas alguns modelos precisam ser regulados. Já em outros, as regulagens servem para alterar alguma característica do voo ou mesmo para deixar o bumerangue mais resistente ao vento. No sessão regulagens vocês vão encontrar os princípios gerais das regulagens:

Depois de ter essa noção básica, vale a pena se informar mais desse assunto.

Primeira coisa que deve ser dita: as regulagens mudam apenas alguns aspectos do voo. Não adianta tentar regular um bumerangue de que voa com ventos fracos para que ele voe em ventos fortes. O máximo que se consegue é que ele voe em ventos um pouquinho mais fortes que o habitual. O mesmo se aplica com distância e altura do voo.

Segunda: as pontas das asas são as partes do bumerangue que mais afetam o voo. Pra ser mais exato, os últimos 25~30% do comprimento da asa. Assim, quanto mais próximo da ponta for a alteração, maior será o efeito. Porém as regulagens podem ser feitas em qualquer parte do bumerangue, a depender do efeito que se quer causar.

Terceira: cada modelo reage de maneira diferente às regulagens aplicadas. Por exemplo, para um modelo basta um elástico na ponta de uma única asa, enquanto em outro são necessários elásticos em duas asas, sendo que os dois bumerangues irão voar bem na mesma intensidade de vento após a regulagem. Cabe a vocês tentarem diferentes combinações para descobrir o que serve em cada modelo.

Quarta: como já foi dito em outro tópico, muito do bumerangue é improviso com materiais reaproveitados. Para regulagens vale a mesma regra. Pode-se usar chumbos, moedas, elásticos para dinheiro, pedaços de borracha ou feltro, fita adesiva, enfim, qualquer coisa pode servir. Sua imaginação é o limite.

Agora, algumas dicas a mais sobre as regulagens mais comuns:

  • Elásticos: são fáceis de encontrar ou mesmo comprar (pacotes com 200 unidades custam menos de R$3,00). Coloquem nas pontas das asas para reduzir o giro (spin) do bumerangue, caso ele volte muito agressivo. Em modelos de três asas coloquem um ou mais elásticos no centro, passando pelas três asas, para deixar mais resistente ao vento. Vocês podem combinar elásticos no centro e nas asas de diversas maneiras.
  • Furos: são menos utilizados atualmente, já que muitas vezes o elásticos geram o mesmo efeito (com a vantagem de serem reversíveis). Só façam furos no bumerangue se tiverem certeza de que eles serão mais úteis que os elásticos.
  • Pesos: chegam a alterar a distância que o bumerangue atinge em até 5 metros, a depender do que se utilize. Além das moedas, borrachas podem ser utilizadas (fixem com fita adesiva de boa qualidade, para que não saiam com facilidade durante o voo ou em quedas). É comum o uso de pequenas quantidades de chumbo cravadas nas pontas das asas para aumentar a distância (esse tipo de regulagem não é reversível) . Outra coisa que pode ser usada é lead tape, que é uma fita adesiva com chumbo que pode ser encontrada em lojas de material esportivo (são usadas para balancear raquetes de tênis). Quando colocarem pesos, não usem coisas muito grossas, pois isso pode alterar a aerodinâmica do bumerangue.
  • Torções: nem todo bumerangue aceita torções e empenamentos, apenas os de plástico (principalmente PVC até 1 mm e PP, já o ABS só aceita torções bem pequenas). Afetam a distância do voo em vários metros, a depender do modelo. São facilmente reversíveis.
  • Undercuts: se seu bumerangue está voando bem, não tentem fazer undercuts. Deixem para tentar fazê-los se algum dia vocês fabricarem seus próprios bumerangues.
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