A capoeira ou é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma caracterÃstica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos tÃpicos e a cantar.
A Escola Municipal Professor Gunther Urban, um dos estabelecimentos inscritos no programa Mais Educação (PDDE), incluiu em seu currÃculo a disciplina de Caoeira, e disponibiliza aulas nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras a partir das 13 horas e atende um grupo de aproximadamente 70 crianças. A prática da capoeira pelos alunos veio acrescentar no conhecimento intelectual, cognitivo e na motricidade dos alunos envolvidos, neste sentido a secretaria incentiva e apoia o projeto.
A diretora Mariza Castanho Mendes Arruda da unidade Municipal Professor Gunther Urban cita que a capoeira é o grande destaque das oficinas do “Mais Educaçãoâ€. “A música e os movimentos têm atraÃdo a atenção e o interesse dos estudantes envolvidos no projeto, contribuindo para mudança no comportamento disciplinar dos mesmosâ€, concluiu.
As aulas são ministradas pelo graduado Antonio Carlos Silveira (Tony) com supervisão do Mestre Nikimba do grupo Muzenza de capoeira, cuja proposta é desenvolver um trabalho de capoeira, essencialmente como arte – luta, mas dando condições aos praticantes de se identificarem com os outros vários seguimentos que existem na capoeira.
Dessa forma, o Grupo Muzenza apresenta uma proposta pedagógica que engloba a capoeira como: luta, arte, ritmo, poesia, cultura, desporto, profissão e filosofia de vida. Permitindo que cada aluno se identifique com uma dessas vertentes.


