
O mundo acompanha atônito, as diversas conseqüências negativas provocadas pela ação do forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa nordeste do Japão na sexta-feira (11), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que devastou cidades, arrastando prédios, casas, carros e navios. Uma usina nuclear foi abalada pelo terremoto e seus reatores sofrem problemas com explosões e vazamento de radiação nuclear. Em Campo do Tenente, também existem algumas famÃlias de japoneses que são produtores rurais, como é comum na região sul de nosso paÃs, onde desde a imigração, eles contribuem arduamente, com suas atividades agrÃcolas incansáveis, para o desenvolvimento global do Brasil.
FamÃlia SAITO mora desde 1989 em Campo do Tenente
Visitei essa semana, (acompanhado do pároco Stanislaw Gogulski) o tradicional e muito simpático casal japonês: Sr. Mateus Saito (69), e Sra. Inês Saito (63), que possui familiares, amigos e um filho, que trabalha numa fábrica que produz lentes para câmaras fotográficas: Marcelo Saito), que mora atualmente na ProvÃncia de Nagano. Para tranqüilidade e felicidade do casal, seu filho Marcelo, encontra-se atualmente fora da zona denominada de perigosa, cerca de uns 350 quilômetros. Marcelo mesmo, informou a seus pais no sábado (01 dia após o terremoto), que estava tudo bem com ele e os – tranqüilizou. O casal chegou ao Brasil quando ainda criança e quando jovens, encontraram-se na cidade de Londrina e casaram – se. Após o casal morou em Araucária, Canoinhas (SC) e finalmente chegaram com os três filhos: (Marcos, Marcelo e Luciana) em Campo do Tenente.
Humilde e muito dedicado, o casal Saito sempre trabalhou muito, atuando na agricultura familiar e produzindo durante anos, diversos cultivares. Hoje um pouco mais tranqüilo, o casal divide atividades, cuidando de seus cães e de um grande e belo jardim, (anexo a sua residência) que abriga centenas de exuberantes espécies de flores e plantas ornamentais e exóticas. Este ano, o casal Saito completa em setembro 40 anos de feliz união conjugal. Essa matéria é uma singela homenagem ao dedicado e acolhedor casal, que recebe seus visitantes com muita humildade, simpatia e sorrisos. Também solidários com a tragédia em seu paÃs de origem, o Sr. Mateus e a Sra. Inês Saito, rezam pelas vÃtimas do terremoto e para que a situação seja amenizada o mais breve possÃvel e para que o Japão supere mais essa tragédia, e contenha o vazamento de energia nuclear na usina atingida. Antecipadamente, nossos votos de Parabéns, Felicidades e muita Saúde á empreendedora e admirável famÃlia SAITO de Campo do Tenente.
