Na contra mão do atual cenário econômico e social, onde grande parte dos moradores da zona rural busca oportunidade de trabalho na área urbana, o município de Campo do Tenente se destaca pela inclusão profissional dos moradores urbanos que buscam oportunidade na área rural.
A constatação vem por meio do curso de Tratorista Agrícola, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cuja demanda partiu do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Iniciado em maio deste ano, o curso de cumpre seu papel de formar mão de obra qualificada para atuação no município.
Em Campo do Tenente, a capacitação ocorre por meio de parceria com o Centro de Referência e Assistência Social. O Curso visa formar profissionais aptos a trabalhar com tratores, atendendo as normas da segurança no trabalho e as demandas do mercado de trabalho, cada vez mais exigente.
Todos os participantes concluíram sem faltas o curso e avaliaram como “de excelente aproveitamento, os novos conhecimentos adquiridos”.
Ainda está em andamento o curso de Auxiliar Administrativo, que teve início no dia 29 de maio e termina no dia 8 de agosto e conta com 21 alunos pelo programa Caminhos da Profissão. O programa é uma iniciativa é do Sistema Fiep e SESI, em parceria com as empresas e se destina a abrir oportunidade de iniciação profissional e formação cidadã a jovens de baixa renda e sem emprego definido.
Um projeto que atende as necessidades das empresas de formação mais qualificada de mão-de-obra e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para as empresas exercerem ação de responsabilidade social, com geração de emprego e renda para a comunidade.
No dia 30 de junho inicia o curso de Floricultura avançada com o Prefessor Renato Moura do SENAR, agende-se e capacite-se.
Mais informações: CRAS – Campo do Tenente, Rua Avelino Afonso Ribas, 70, Centro – Campo do Tenente-PR, Tel.: (41) 3628-1754.



